Hugo Silva, 2º na categoria de – 90 kg, foi o melhor português na Taça da Europa que este domingo se concluiu na cidade espanhola de Málaga, onde Portugal conquistou mais cinco medalhas de bronze e três 5ºs lugares.
Hugo obteve três vitórias e perdeu apenas, na final, para o britânico Gary Hall, pelo que arrecadou a prata.
Nesta categoria, Tiago Henriques venceu os dois primeiros combates mas depois perdeu para Hugo Silva, tendo ido às repescagens e voltado a perder, agora com o russo Alexander Roslyakov, obtendo um bom 5º lugar.
Ryan Melo ganhou um combate e perdeu outro mas foi repescado e voltou a perder, desta vez com o britânico Fraser Chamberlain.
Nos +100 kg, Diogo Silva ganhou dois combates e perdeu com o russo Sergey Kesaex (que venceu nesta categoria), tendo sido repescado para ganhar ao britânico Chris Sperrington e chegar ao bronze.
Nos – 81 kg, relevo para as duas medalhas de bronze alcançadas por João Pina e Diogo Lima.
Pina ganhou dois combates e perdeu o terceiro para o espanhol Adrian Lorenzo, foi repescado e venceu o francês Thomas Clavijo, chegando ao 3º lugar.
Diogo, por seu lado, ganhou o primeiro combate, perdeu o segundo, foi repescado e ganhou três combates, que o levaram ao 3º lugar e ao bronze.
Daniel Costa ganhou um combate, perdeu outro, foi repescado e voltou a perder, tendo ficado no 9º lugar.
Tomás Costa perdeu o primeiro combate, foi repescado, onde voltou a perder.
Nos – 73 kg, Jorge Fernandes venceu o primeiro combate, perdeu o seguinte, foi repescado e vendeu dois combates, perdendo o último para o russo Pavel Malakhov, tendo-se classificado num excelente 5º lugar.
Nos – 66 kg, saliência para Pedro Jacinto, que obteve também um excelente 5º lugar, depois de ganhar três combates e perder o último com o espanhol Carlos Roca.
Nesta categoria, João Crisóstomo venceu um combate e perdeu com o britânico Aaron Turner, tendo ficado por aí, o que sucedeu também a Pedro Gucrinho, que perdeu o primeiro combate e saiu de cena.
Outro judoca bronzeado foi Sergiu Oleinic, que começou por perder com o espanhol Carlos Roca mas foi repescado e venceu quatro combates – o último com o russo Anzaur Ardamo – que o levaram ao pódio.
Outra medalha de bronze foi conquistada por Yahima Ramirez (78 kg) que perdeu com a alemã Kerstiu Thielle, foi repescada e venceu a espanhola Aroa Lara.
Andreia Zeferino (- 70 kg) perdeu com a espanhola Andreia Tomas, foi repescada e voltou a perder com outra espanhola, Maria Aromo, ficando no 7º lugar.
Recorde-se que, no primeiro dia de provas (sábado), a melhores portuguesas tinham sido Filipa Almeida (2ª em – 57 kg), com três triunfos e uma derrota, e Ana Jorge (3ª em – 57 kg), também com três vitórias e uma derrota.
Um fim-de-semana em cheio para o judo nacional.