Domingo 24 de Novembro de 5050

Taça da Europa de lançamentos em Leiria

Atl-TaçaEuropaLançamentos-10-03-2023

FP Atletismo

Leandro Ramos e Vânia Silva são dois dos portugueses que integram a seleção nacional que, neste sábado e domingo, estão presentes na Taça da Europa de Lançamentos, em Leiria.

Leandro Ramos, que detém o recorde nacional do lançamento do dardo (84,78 metros), e que este ano se estreia nesta competição em absolutos, salientou que “sei que estou bem, hoje sinto-me bem e amanhã quero dar o meu melhor e fazer um bom resultado”, disse.

Também Vânia Silva, recordista nacional do lançamento do martelo e a atleta com mais presenças nesta competição (vai para a 15ª), durante os quais participou em três Jogos Olímpicos, cinco Campeonatos do Mundo e três Campeonatos da Europa.

A propósito, Vânia referiu que “vou mesmo parar e tinha de ser aqui na cidade onde competi toda a minha vida. Por isso, estou num turbilhão de emoções este fim-de-semana”, partilhou a atleta, que fez um balanço “muito bom” da sua carreira, confessando que apenas ficou “com um amargo de boca por nunca ter conseguido ultrapassar os 70 metros”.

Outra atleta presente é Elina Tzengko (Grécia), campeã em título do Lançamento do Dardo, que também foi premiada com o European Athletics Rising Star Award no final da época passada. A atleta grega destacou-se no seu interesse em participar anualmente na Taça da Europa, como forma de sentir a atmosfera competitiva. “Venho todos os anos pelo ambiente competitivo. O meu treinador encoraja-me a fazê-lo, porque é uma oportunidade de lançar em ambiente de competição antes das grandes provas. Aqui encontro muito boas condições para treinar e competir e amanhã espero lançar bem e divertir-me”, referiu Elina Tzengko.

Por seu turno, o também presente neste momento pré-competição, campeão em título do Lançamento do Peso, atual recordista da Taça da Europa e que se sagrou Campeão Europeu de Pista Coberta há poucos dias, Zane Weir, da Itália, partilhou que esta época teve como desafio acrescido a recuperação de uma lesão, mas sente-se preparado para lançar mais um bom resultado.

Campeonato Nacional de Marcha em Estrada

Este domingo, a Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, Câmara Municipal da Figueira da Foz e Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, leva a efeito a realização dos Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética, em Estrada, na distância de 20 km.

Com um circuito marcado na marginal em Buarcos, as competições contam com a presença de nomes destacados da marcha internacional. Desde logo pelos atuais campeões nacionais nas distâncias de 35 km, João Vieira (que ainda somou mais um título nacional em pista coberta) e Inês Henriques.

O atleta do Sporting Clube de Portugal, o português com maior número de títulos, vice-campeão mundial de 50 km em 2019, é a principal figura da prova, terá a oposição, entre os portugueses, de Rui Coelho (Benfica), campeão de Portugal na distância no ano passado. Entre os atletas inscritos que poderão surgir na frente da competição, destaque para os colombianos Eider Arevalo, campeão mundial de 20 km em 2017, oitavo nos Mundiais de 2022, em 35 km, e Juan Jose Soto, campeão colombiano de 35 km já este ano. Estarão outros dois colombianos em competição, estes ao serviço do Leiria Marcha Atlética: Anderson Callejas e Miguel Calderon (este 6º nos campeonatos colombianos de 20 km).

Na prova feminina, destaque então para a campeã mundial de 50 km em 2017 e campeã europeia em 2018, detentora do título nacional de 35 km, obtido em janeiro deste ano, que terá a oposição de Ana Cabecinha (CO Pechão), que defende o título que conquistou nas últimas quatro edições (num total de nove títulos desde 2012, perdendo apenas dois para… Inês Henriques).

Ainda na prova feminina, destaque para a presença das internacionais Joana Pontes, do Leiria Marcha, Carolina Costa, do Sporting, Inês Mendes, do Benfica, Adriana Viveiros, do Água de Pena, e Vitória Oliveira, individual (recente campeã de Portugal em pista coberta). No plano internacional, estarão presentes a porto-riquenha Rachelle de Orbeta, e a espanhola Marina Peña Orbeta.

As provas, no feminino, começam às 9h15 horas, com os campeonatos nacionais de 20 km femininos e os 10 km, para sub-20. Às 9.30 terá início a prova masculina (20 km masculinos, e de 10 km sub-20).

 

© 5050 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.