Sábado 24 de Novembro de 0744

Portugal na fase de qualificação para o EuroBasket 2025

Basquetebol-QualificaçãoEuropeia-28-02-2023

Federação Portuguesa Basquetebol

A seleção nacional de seniores (masculinos) garantiu o apuramento para a fase de qualificação do EuroBasket 2025 ao terminar na primeira posição do grupo de pré-qualificação, apesar de ter sido derrotada, no jogo decisivo da fase de grupos, pela Bulgária (90-82).

Num embate impróprio para cardíacos, o conjunto luso mostrou sangue-frio e resiliência para recuperar de uma desvantagem que chegou a ser de 17 pontos, num pavilhão com mais de 4500 adeptos búlgaros. Portugal entrou bem no jogo e logo no primeiro quarto conseguiu estar na liderança do jogo, apesar das boas sensações, com a Bulgária a conseguir aproximar-se e empatar o parcial dos primeiros dez minutos (19-19). A equipa da casa mostrou-se mais forte no segundo quarto e foi para o intervalo com três pontos de vantagem (43-40).

No reatar da partida, surgiu o período de maior aperto para a equipa lusa que, mesmo com a adversidade de jogar na Arena de Botevgrad completamente cheia, recuperou o parcial perdido no 3º quarto (27-18).

A equipa das quinas não baixou os braços, foi à luta e conseguiu reduzir a diferença de 17 pontos. Mesmo com a derrota, os dez pontos de vantagem alcançados em Coimbra foram determinantes para Portugal terminar a pré-qualificação no primeiro posto do Grupo F.

Basquetebol-QualificaçãoEuropeia--28-02-2023

Federação Portuguesa Basquetebol

Travante Williams (21pts, 1res, 1ast, 3rb, 1dl), Miguel Queiroz (15pts, 7res, 1ast), Diogo Ventura (16pts, 3res, 1rb) e Rafael Lisboa (10pts, 4res, 4ast, 1rb) foram decisivos para o resultado final.

No final do jogo, quase impossível de descrever o sentimento de orgulho, o capitão das quinas, Miguel Queiroz referiu que “muito orgulhoso desta equipa, deste grupo. Estivemos a perder por 17, mas nunca viramos a cara a luta, contra uma equipa destas, com jogadores destes. A deslocação era difícil, mas conseguimos. Não podia estar mais orgulhoso deste grupo”.

O selecionador nacional, Mário Gomes, salientou que “eles jogaram a um nível elevadíssimo, mas conseguimos ter a mentalidade e a coesão que é preciso para vencer estes jogos. Fomos duros. Quisemos ganhar mais do que eles. A chave do jogo esteve nas forças que conseguimos reunir depois de estarmos a perder por 17 pontos. Continuamos unidos, todos juntos. É essa coesão que caracteriza esta equipa. Penso que é mais do que justo este apuramento, conseguimos atingir o objetivo a que nos propusemos. A equipa, os jogadores e o staff estão de parabéns”.

© 0744 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.