Com a saída de cena da equipa masculina do Maratona Clube de Portugal, ficou aberto o caminho para que as formações do Benfica e do Sporting sejam os mais candidatos aos títulos de corta-mato e estrada.
No entanto, com a criação de uma equipa nortenha denominada “The Cleans”, a situação poderá ter outros contornos, já que é formada pelos atletas que militavam no Maratona e na Conforlimpa, entretanto também extinta, depois de largos anos (Maratona e Conforlimpa) a liderar a conquista de quase tudo o que era triunfos nesta especialidade.
Para já ainda é cedo, isto porque as provas principais só terão lugar a partir de Janeiro, mas outro tipo de “limpeza” (clean) poderá fazer mossa entre os dois baluartes do desporto nacional.
Concluído o prazo de transferências, as principais equipas de meio fundo e fundo ficaram assim compostas:
Benfica: Rui Pedro Silva, Alberto Paulo, Tiago Costa, Ricardo Ribas, José Moreira, Bruno Jesus, Rui Pinto e Paulo Pinheiro;
Sporting: Rui Silva, Manuel Damião, António Silva, Luís Feiteira, Ricardo Mateus e Luís Pinto;
The Cleans: Hermano Ferreira, Bruno Albuquerque, Sérgio Silva, Licínio Pimentel, José Costa, Nuno Costa e Sérgio Dias.
Entre 1998 e 2012, Maratona e Conforlimpa dominaram o panorama na estrada e corta-mato, tendo o Benfica sido o vencedor neste ano de 2013, isto em termos masculinos. No feminino o Maratona continua a mandar, apesar de este ano ter sido anunciada também a sua saída do panorama atlético nacional, que não se confirmou.