A 32ª edição da EDP Meia Maratona de Lisboa, a prova de estrada mais participada e mais popular de Portugal, agendada para 12 de março próximo, encerrou, esta quinta-feira, as inscrições considerando que se atingiu o limite (15.000 participantes).
Entretanto, continuam abertas as inscrições para a corrida Vodafone 10k, que também parte da Ponte 25 de Abril e que tem uma vertente mais lúdica. Anualmente, no conjunto das duas provas, atravessam a ponte a pé perto de 30.000 pessoas.
A EDP Meia Maratona de Lisboa tem partida agendada para as 10h05 e a Vodafone 10k parte às 10h45. Ambas terminam junto ao CCB (Centro Cultural de Belém).
De salientar que quase 40% dos participantes são estrangeiros, oriundos de mais de 90 países diferentes. No top-5 deste particular estão Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha. Na divisão por género, os dados concluem que 35% dos participantes são mulheres e 65% são homens. Os participantes mais velhos inscritos nesta edição são ambos portugueses, uma senhora de 80 anos (nasceu a 03.04.1944) e um senhor de 83 anos (nasceu a 28.07.1940).
Para Carlos Móia, “é sempre um prazer anunciar que esgotámos as inscrições”, tendo acrescentado ser “sinal do reconhecimento que a prova merece, mas também do esforço renovado a cada ano para continuar a melhorar e inovar nas várias áreas”.
Um novo relatório da Organização Mundial de Saúde refere que Portugal é o país da União Europeia onde se pratica menos exercício físico, considerando que o país está no último lugar da tabela.
Daí que Móia tenha referido ainda que “isso também nos responsabiliza, mas o Maratona continuará a oferecer um programa de fim-de-semana com várias provas de distâncias mais curtas e diversificadas, para podermos motivar toda a população. Somos agentes ativos e vamos fazer o nosso trabalho para tentar mudar a posição dos portugueses na tabela dos 27 da União Europeia”.
As “estrelas” para a edição deste ano serão anunciadas em data oportuna, atletas que partem num ponto diferente, devido às regras relativas à inclinação máxima permitida entre o ponto de partida e o ponto de chegada. Desde 2003 que os atletas de elite fazem um percurso que permite estabelecer marca mundiais reconhecidas e homologadas pelas entidades competentes.
Segundo a organização, a EDP Meia Maratona de Lisboa renovou o seu título de “Elite Road Races”, pela World Athletics, distinção que enaltece as melhores corridas do Mundo e volta a garantir transmissão direta pela RTP1 e RTP Internacional, numa emissão contínua para mais de 200 milhões de telespetadores.
Ainda segundo Carlos Móia “o mais recente estudo (2018) do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) sobre o impacto económico das maiores provas nacionais, a EDP Meia Maratona de Lisboa é mencionada como a corrida mais participada que gera um retorno direto de mais de 7 milhões de euros para a cidade de Lisboa e para o país”.
A Seaside SportExpo, no CCB, estará aberto nos dias 9, 10 e 11 para a entrega dos dorsais