Sábado 25 de Novembro de 7223

Portugal venceu Camarões e selou presença inédita na fase final do Mundial de Futebol Feminino

FPF-MundialFeminino-Golo-22-02-2023

Hernâni Pereira/FPF

A seleção nacional de Portugal assegurou, esta quarta-feira, a presença, pela primeira vez, na fase final do Campeonato Mundial de Futebol Feminino, depois de derrotar (2-1) a congénere dos Camarões na final do playoff intercontinental que decorreu em Hamilton (Nova Zelândia).

Numa partida em que Diana Gomes marcou na primeira parte e Carole faturou nos últimos minutos da partida, na transformação de uma grande penalidade, a formação lusa dominou quase sempre as operações e mostrou-se competente para alcançar o objetivo final.

A primeira ameaça surgiu aos três minutos, num remate de Kika Nazareth ao poste, a justificar a entrada intensa e veloz da armada portuguesa, que se colocou ao ataque desde o apito inicial da partida.

Daí que o golo tivesse acontecido com naturalidade (22’), num remate certeiro da central Diana Gomes, após novo tiro de Kika Nazareth ao ferro da baliza, desta feita na sequência de um livre.

No segundo tempo, Portugal voltou a criar mais oportunidades que as camaronesas e Andreia Norton esteve muito perto de marcar, disparando um ‘míssil’ à barra, a mais de 30 metros da baliza.

Ainda que dominasse o jogo, os Camarões começaram a tentar recuperar e chegaram ao empate (89’), através de um remate, dentro da área, que levou a bola ao fundo da baliza portuguesa, da autoria de Nchout.

A equipa nacional teve que “arregaçar” as mangas, sabendo que o encontro teria um complemento de mais de minutos, como compensação de tempo perdido ao longo dos 90’ oficiais.

Após uma falta (90+4’) dura sobre Andreia Jacinto, na grande área, Carole foi chamada para converter a grande penalidade assinalada pela árbitra, tendo feito um remate em arco para o poste direito da baliza, conseguindo meter a bola pena nesga onde a guarda-redes camaronesa não conseguiu chegar, passando o resultado para 2-1, com que terminou (90+10’)

Com este triunfo, Portugal fez história no futebol feminino no país e vai juntar-se, no Grupo E do Mundial, aos Países Baixos, vice-campeões no último Campeonato do Mundo (jogo a 23 de julho); Vietname (27 de julho) e às campeãs mundiais Estados Unidos da América (1 de agosto).

FPF-MundialFeminino-Tatiana-22-02-2023

Hernâni Pereira/FPF

A fase final do Mundial vai realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

Depois de terminada a partida, em plena festa portuguesa na Nova Zelândia, a FIFA atribuiu a Tatiana Pinto o prémio de Melhor Jogadora (Player of the Match) do encontro Portugal-Camarões.

Em declarações ao Canal 11 FPF, Francisco Neto, selecionador nacional, referiu que “alguns nervos, mas acima de tudo muitas emoções e uma felicidade imensa, a distribuir por todos os portugueses, pelos clubes, pelos staffs de todos os clubes que colaboram com estas jogadoras e, depois, pela estrutura da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). De certeza que está a festejar.

FPF-MundialFeminino-Neto-22-02-2023

Hernâni Pereira/FPF

Eu disse na roda, às jogadoras que esta Direção, em nome do nosso presidente, teve a ousadia, se me permitem dizer, no seu plano de objetivos para esta época, de colocar Portugal num Mundial e num Euro. Conseguimos concretizar o desejo da nossa Direção e isso orgulha-nos muito. Era um objetivo difícil, sabíamos todos, mas depois da mensagem do presidente, publicamente, nós só tínhamos de concretizar. Estou muito emocionado! Uma das senhoras que me criou faleceu há um mês e este feito é para ela e para a família.”

Por seu lado, Carole Costa salientou que “este sonho é de muitas gerações. Lembro-me de jogar com a Edite, com a Carla Couto… Certamente que queriam estar aqui a festejar este momento connosco, mas devem estar em casa a fazê-lo”, acrescentando ainda que “Senti a responsabilidade, sabia que o jogo estava quase a acabar e podia dar a vitória. Acabei por dar o meu melhor e a bola entrou. É o golo mais feliz da minha vida. É, sem dúvida, o dia mais feliz das nossas vidas”.

 

© 7224 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.