O Diretor de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP), Dr. José Gomes Pereira, deu início, nesta segunda-feira, ao ciclo da Performance Olímpica dedicado a encarregados de educação, intitulado O “Controlo e Avaliação Médico-Desportiva do Atleta”.
Na conversa online com os cerca de 100 participantes, o médico especializado em Medicina Desportiva, relevou a importância da harmonia entre todos os aspetos da vida dos atletas, particularmente os mais jovens, e do papel fundamental dos pais nos pratos desta balança.
José Gomes Pereira destacou a importância da presença de um elemento médico que faça o controlo do “estado de saúde e de treino”, sendo que este elemento da equipa técnica pode ajudar os atletas “a conseguir evolução, progressão e alegria na prática desportiva”, eliminado os fatores de stress, trauma e lesão associados à prática desportiva e que podem causar estagnação, quebra de desempenho ou desistência da prática desportiva.
Para os encarregados de educação presentes na sessão ficaram algumas dicas que podem ajudar a responder à questão “Sou pai de um atleta. E agora?” Os encarregados de educação devem compreender a importância do aumento da sobrecarga de treino para que se atinjam os objetivos desportivos, mas devem estar atentos aos sinais que podem indicar desequilíbrio na relação entre a saúde desportiva, pessoal, social e familiar.
Para ajudar os encarregados a alcançar mais conhecimento sobre as várias áreas que compõem o treino desportivo, o COP irá realizar mais quatro sessões temáticas. Todas as sessões serão via on-line, na plataforma Zoom, com início marcado para as 18h30. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e estão a decorrer, através do site do Comité Olímpico de Portugal.
Os temas seguintes vão abordar:
Nutrição – 8 março – “Alimentação Equilibrada e Adequada ao Rendimento”
Integridade – 27 março – “Prevenção da Manipulação de Competições”
Psicologia – 18 abril – “Famílias Olímpicas: Perfil Ideal”
Proteção de atletas – 30 maio – “De que falamos quando falamos de violência e abuso de atletas jovens”