Catarina Costa (- 48 kg) foi a melhor portuguesa no primeiro dia do Grand Slam de Judo de Tel Aviv, que cedeu perante a jovem israelita Tamar Malca (45ª do ranking mundial, medalhada em europeus de cadetes, juniores e sub-23).
A israelita, embalada pelo público da casa, alcançou o ‘ippon’ perto dos 2 minutos do confronto dos oitavos de final. Com este resultado, Catarina Costa termina no 9º lugar, numa categoria onde as 4 primeiras cabeças de série foram derrotadas no combate inaugural.
Maria Siderot (-52 kg) foi afastada pela belga Amber Ryheul (31ª, campeã europeia sub-23 em 2019 e ouro no grand prix de Zagreb 2021), após um confronto equilibrado que terminou com um ‘wazari’ pontuado em período de ‘ponto de ouro’.
Na categoria -57 kg, Telma Monteiro terminou a prova na segunda eliminatória, depois de um combate bastante equilibrado com a italiana Verónica Toniolo (22ª do ranking mundial com 19 anos, campeã mundial e europeia de cadetes em 2019 e bronze no mundial de juniores 2022). Após cerca de 8 minutos no tatami, com ambas as atletas em risco de ‘hansoku-make’, foi a judoca lusa que somou o terceiro ‘shido’.
Rodrigo Lopes (-60 kg) não conseguiu superar o neerlandês Tornike Tsjakadoea (20º) na ronda inaugural. Depois de 4 minutos de tempo regulamentar equilibrados, o atleta dos Países Baixos começou a superiorizar-se e a obrigar o português a errar e somar o terceiro ‘shido’.
Recordamos que Portugal está presente em Israel com 9 Atletas: Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Fernando (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.
Esta sexta-feira, Anri Egutidze e João Fernando, ambos da categoria -81 kg, são os portugueses em ação. As eliminatórias têm início marcado para as 10h00 locais (08h00 em Portugal Continental).