Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Leões ascenderam à segunda posição do Grupo C da Liga dos Campeões de Andebol

Andebol-TaçasEuropeias-14-02-2023

© Sporting CP

O Sporting recebeu a formação do Fraikin BM Granollers com o apuramento aos oitavos de final garantido mas tendo como objetivo claro de vencer para conseguir uma melhor posição do grupo C.

Natán Suárez fez o primeiro golo do encontro, mas a formação espanhola rapidamente conquistou o comando do marcador e chegou ao sétimo minuto com três golos à maior (6-3). A reação leonina foi contundente e com um parcial de 3-0, Mamadou Gassama devolveu a igualdade ao marcador.

A meio do primeiro tempo, Martim Costa devolveu a liderança aos verde e brancos (9-8) mas o empate voltou a surgir e, mesmo após nova vantagem leonina, o time-out acabou por surgir. À passagem dos 20 minutos, os leões voltaram a ver o jogo em igualdade (10-10) mas acabaram por crescer no encontro e, com quatro minutos volvidos, chegavam aos 2 golos à maior, rapidamente reduzidos por Antonio Garcia. O Sporting CP conseguiu descolar na reta final da primeira parte mas a turma espanhola conseguiu voltar a encostar o encontro e as equipas recolheram ao balneário com a diferença pela margem mínima (15-14 para os leões)

No tempo complementar, os leões voltaram a criar três golos de vantagem (18-15) nos primeiros cinco minutos do encontro apesar de alguma aproximação da formação espanhola, que acabou por reduzir para dois golos.

Os comandados de Ricardo Costa não permitiram argumentos aos oponentes e continuaram a cimentar a liderança com Salvador Salvador a colocar o jogo em quatro golos de vantagem (24-19). Após 10 minutos, o Granollers conseguiu reduzir, para três golos de diferença, mas o Sporting soube manter pressão no ataque e sair por cima das investidas do adversário, com cinco minutos volvidos e, apesar da prestação de Leo Maciel, os espanhóis conseguiram chegar aos dois golos de diferença (25-23) levando Ricardo Costa a colocar mais um cartão verde na mesa. Foi mesmo a turma de Alvalade a sair melhor do desconto de tempo, regressando aos quatro golos de vantagem (27-23), e quando faltavam apenas dez minutos para o final do encontro. Na reta final, o Sporting voltou a crescer e cimentou uma esclarecedora vitória (38-31).

Top Player: Leonel Maciel – 14 defesas (31% de eficácia).

Nos outros jogos do grupo, o Balonton (Hungria) perdeu em casa frete ao Rk Nexe (Croácia), por 28-31, enquanto o Skjern (Dinamarca) venceu em casa o Alpla Hard (Austrália).

Andebol-TaçasEuropeias--14-02-2023

F. Andebol Portugal

Águas Santas Milaneza empatou para a Liga Europa

A equipa portuguesa apresentou-se em Bitola, na Macedónia do Norte, com as mesmas opções iniciais do jogo passado contra o Bidasoa Irun e com as habituais duas trocas defesa-ataque, com Carlos Santos e José Barbosa a reforçarem a muralha e Rui Baptista e Francisco Fontes a desempenharem apenas funções ofensivas.

Com uma primeira parte a terminar com o resultado de 14-13, ficou registado o equilíbrio verificado neste primeiro período, que foi também o do segundo, para o jogo terminar com um empate a 27 golos.

Nos outros jogos desta quarta-feira e neste grupo D, o Skanderborg (Dinamarca) derrotou os ucranianos do Motor (33-30) e o Bidasoa (Espanha) perdeu com os alemães do Fuchse Berlim (40-32).

Benfica perdeu e adiou apuramento para a Liga Europeia

Águias lideraram parte do encontro, mas acabaram por sair derrotados de Göppingen por 31-29. Na Ronda 9, os encarnados recebem a formação do Kadetten Schaffhausen.

À entrada do décimo minuto, o marcador registava uma igualdade a sete.

Seguiu-se um período de inferioridade numérica encarnada, mas nem isso abrandou a formação portuguesa que alcançou, pela primeira vez, a liderança através de Ole Rahmel (8-9). Dado o bom momento do Benfica, foi o técnico alemão – Markus Baur – a parar pela primeira vez o encontro com 12 minutos decorridos, e fez entrar Marin Sego que desde logo vincou a sua presença entre os postes. O empate acabou por surgir novamente (10-10) sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Foram precisos seis minutos para o Frisch Auf Göppingen voltar a marcar, e só o conseguiu pela mão de David Schmidt, com 22 minutos decorridos. Tirando vantagem de um período de superioridade numérica, os alemães conseguiram reduzir a desvantagem antes da saída para o intervalo (15-18).

No segundo tempo, seguiu-se um período de dupla inferioridade numérica benfiquista, em que o Frisch Auf Göppingen aproveitou para voltar ao comando do marcador – que não acontecia desde o 8-7 – através de Jaka Malus (22-21) e Chema Rodriguez não hesitou em pedir um time-out antes da entrada nos últimos 15 minutos.

Apesar das investidas encarnadas, o bom momento germânico seguia. Chema Rodriguez lançou o 7×6 com três pivôs à procura das soluções ofensivas, mas a primeira vantagem de três para o Frisch Auf Göppingen surgiu pela mão de Kevin Gulliksen (27-24). Markus Baur utilizou o seu segundo time-out para preparar os últimos seis minutos de jogo e acabar a vencer (31-29).

Top Player: Josip Sarac – 5 golos e 3 assistências

O SL Benfica segue na quarta posição do Grupo A, com mais dois pontos que TATRAN Prešov, que por sua vez, venceu o Montpellier esta terça-feira.

Nos outros jogos para o grupo A, o Tratan Presov (Eslováquia) venceu em casa frente aos franceses do Montepellier (35-27).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.