Com uma boa dose de sorte – faz parte do desporto e da vida de cada um – o Casa Pia regressou a casa com um ponto, aproveitando ainda o facto do Boavista ter ficado reduzido a dez jogadores por expulsão de Seba Perez (65’).
Numa partida em que os boavisteiros dominaram em toda a linha, os Gansos souberam reagir em conformidade, isto é, defenderam-se o mais que puderam para não perder pontos e manterem-se num excelente sexto lugar no futebol maior do país.
Rematando mais (10-6, dos quais 3-2 para a baliza, numa posse de bola de 58/42%), o Boavista teve contra si os postes da baliza dos lisboetas, que devolveram duas bolas que levaram selo de golo, ao mesmo tempo que os da casa – em especial Seba Perez – não tiveram cuidado e ficaram sem o jogador a partir dos 65’, o que teve influência na manobra global da equipa.
No outro jogo da 20ª ronda da Liga Bwin, esta segunda-feira concluída, o Rio Ave recebeu e venceu (2-0) o Estoril, que continua a descer vertiginosamente na classificação, depois de ter um início de campeonato fulgurante.
André Pereira (65’), de grande penalidade, marcou o primeiro golo, tendo os homens de Vila do Conde chegado (90+5’) ao 2-0 em função do autogolo cometido por João Graça, que meteu a bola na sua própria baliza.
Registe-se que o Estoril teve a seu favor as estatísticas (16-9 remates, dos quais 3-2 para a baliza, numa posse de bola de 51/49%) mas não teve “gás” para agarrar o jogo e colocar o resultado a seu favor.
De registar que esta ronda foi a pior desta competição, até agora, em relação ao número de golos marcados nos nove jogos efectuados, que registou 13, o que corresponde a 1,44 golos por jogo jogado.
Na classificação, o Benfica mantém-se como líder, somando 53 pontos, à frente de FC Porto (48), Sporting de Braga (46), Sporting (38), Guimarães (33), Casa Pia (31), Arouca (30), Chaves e Boavista (26), Vizela (25), Rio Ave (24), Portimonense (23), Estoril e Gil Vicente (22), Famalicão (21), Santa Clara (15), Marítimo (13) e Paços de Ferreira (9).
Nos marcadores, Gonçalo Ramos e João Mário (Benfica) e Fran Navarro (Gil Viente) seguem no comando, com 12 golos, seguidos de Taremi (FC Porto), com 11; Pedro Gonçalves (Sporting), com 10; Galeno (FC Porto) e Ricardo Horta (Braga), com 8; Yusupha (Boavista), Vitinha (Braga) e Aziz (Rio Ave), com 7.
A 21ª jornada inicia-se na sexta-feira (dia 17) com o jogo Gil Vicente-Vizela, com FC Porto e Sporting de Braga a jogarem em casa (respectivamente com Rio Ave e Arouca), no domingo, e Sporting a deslocar-se a Chaves na segunda-feira (dia 20).
Antes disso, haverá esta semana os jogos para as competições europeias.