Terça-feira 23 de Novembro de 7548

Sporting sagrou-se duplo campeão nacional de pista coberta em Pombal

Atl-NacionalPistaCoberta-12-02-2023

FP Atletismo

O Sporting Clube de Portugal foi o grande vencedor dos Campeonatos Nacionais de Clubes, em pista coberta, que se realizaram em Pombal.

Numa luta renhida com o Benfica (só a prova feminina de 3.000 metros é que não foi ganha por um atleta do Benfica ou do Sporting), o Sporting venceu em masculinos apenas com meio ponto de diferença: 97 para o Sporting e 96,5 pontos para o Benfica. Na terceira posição classificou-se o Jardim da Serra, com 59,5 pontos.

Do lado feminino, repetem-se os protagonistas e a ordem no pódio, com o Sporting a somar 93 pontos, o Benfica, 90,5 pontos e o Jardim da Serra, 60 pontos.

Destaque para a vice-campeã olímpica Patrícia Mamona (Sporting) que venceu o triplo-salto com a marca de 14,41 metros, melhor marca anual do ranking europeu. De sublinhar também a prestação da atleta do Benfica, Agate de Sousa, segunda classificada, que melhorou o seu recorde pessoal em 34 centímetros, fixando-o em 14,13 metros.

O campeão olímpico, mundial e europeu, Pedro Pichardo (Benfica), abriu a época de pista coberta com a marca de 17,12 metros, quinta marca mundial do ano e segunda europeia, arrumando assim a competição com um único salto. Pichardo ainda realizou mais um ensaio, o quarto, que lhe saiu nulo.

No lançamento do peso, o ucraniano Roman Kokoshko (Sporting) venceu com um ensaio a 21,66 metros, a terceira melhor marca mundial do ano. O também ucraniano e do Sporting Andrii Protsenko, venceu o salto em altura, com a marca de 2,17 metros.

Marta Onofre (Sporting), está de volta à competição e venceu o salto com vara, com 4,05 metros, igualando a sua melhor nesta época, que é também a melhor do ranking nacional na presente temporada.

Patrícia Silva (Sporting), foi a mais rápida nos 800 metros, com a marca de 2.09,70s. Do lado masculino, José Carlos Pinto (Benfica) venceu os 800 metros ( no sábado foi nos 1500 metros) numa luta renhida com Mauro Pereira (Sporting), que resultou na marca de 1m49,10s para o atleta do Benfica, recorde pessoal, e 1m49,25s, para o atleta do Sporting.

Nos 3000 metros, Joana Soares (Jardim da Serra), venceu em 9m37,45s, deixando pra trás Dulce Félix, do Benfica, que terminou na segunda posição, com o tempo de 9m43,74s. Do lado masculino, Nuno Pereira (Sporting), que ontem foi segundo nos 1500 metros, saiu hoje vencedor, com a marca de 8m08,11s, recorde pessoal e melhora marca nacional da temporada, em mais uma luta com um atleta do Benfica, desta vez Etson Barros, que terminou na segunda posição, com a marca de 8m08,24s.

Nos 60 metros barreiras, Olímpia Barbosa garantiu os 8 pontos para o Sporting, em 8,35s, com a atleta do Benfica, Fatumata Baldé, a terminar na segunda posição, com 8,50s, recorde pessoal. Do lado masculino, o atleta do Benfica Roger Iribarne foi superior a Abdel Larrinaga, do Sporting, vencendo com a marca de 7,83s.

As provas de corrida terminaram com os 4×400 metros, com a formação do Sporting Clube de Portugal, composta por Carina Vanessa, Patrícia Silva, Salomé Afonso e Cátia Azevedo, a vencer com 3m46,33s. Do lado masculino, foi a formação do Benfica, composta por Reynier Mena, Mikael Jesus, Ericsson Tavares e Ricardo Dos Santos, a mais rápida, com o tempo de 3m12,95s.

Água de Pena venceu Campeonato da II Divisão em masculinos e femininos

A formação madeirense de Água de Pena foi a grande vencedora da II Divisão dos Campeonatos Nacionais de Clubes, ao triunfar em masculinos e femininos numa luta renhida, respetivamente com o Senhora do Desterro e com o Grecas, que se decidiu apenas na última prova da jornada, os 4×400 metros.

Se do lado feminino a Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (76 pontos) assegurou o título coletivo nacional de clubes da II Divisão, esta tarde, em Pombal, apenas com um ponto de diferença para o segundo classificado, o Grecas; do lado masculino, a luta foi ainda mais renhida, com o Água de Pena e o segundo classificado, Senhora do Desterro, a terminarem ambos com 67 pontos.

Em femininos, o pódio ficou completo com o JOMA, na terceira posição, com 66 pontos. Do lado masculino, o Grecas subiu ao terceiro lugar do pódio com 65 pontos.

Individualmente registaram-se vários recordes pessoais, com Tatiana Pereira (Fundação Salesianos), a estar novamente em destaque ao vencer o triplo-salto com a marca de 12,28 metros, que iguala o seu recorde pessoal e soma esta vitória à de ontem no salto em comprimento.

Recorde pessoal também para Maria Santos (ADRAP), nos 60 metros barreiras, com 8,65s.

Do lado masculino, também David Neves (Sobral de Ceira) bateu o seu recorde pessoal em 8,52s. Catarina Carmo (Clube Pedro Pessoa) venceu os 3000 metros em 9m57,29s, recorde pessoal.

De sublinhar ainda a marca de 15,06 metros de Pedro Pinheiro (Atlético da Póvoa) no triplo-salto; e a de 2,04 metros na altura, de Gonçalo Veloso, também do Atlético da Póvoa.

© 7548 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.