Começou esta tarde o Congresso Internacional de Corfebol organizado por esta Federação Portuguesa de Corfebol, onde o momento alto deste dia de trabalhos foi a assinatura do contrato para o EURO 2014 e a apresentação do seu logótipo.
Coube ao Presidente da Federação Portuguesa de Corfebol, Eng Mário Almeida fazer as honras de abertura do IKF Corfebol World Congress, agradecendo a confiança da IFK na FPC e em Portugal para a realização de dois grandes eventos para o Corfebol, são uma grande responsabilidade o congresso que decorre durante estes três dias em Lisboa, mas também a realização em 2014 do Europeu na cidade da Maia.
Durante o seu discurso o Eng. Mário Almeida passou em revista todos os caminhos traçados e as qualidades para a escolha da Cidade da Maia para a realização do Europeu em 2014, na certeza que a extraordinária expansão da modalidade traduzida por um crescendo número de atletas e clubes que hoje a praticam será uma mais valia também em 2014 para a projecção num futuro próximo do Corfebol como modalidade olímpica (2028).
Após foi assinado o contrato para o EURO 2014 entre a a Federação Portuguesa de Corfebol e a Federação Internacional de Corfebol, na presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
Depois foi a vez do Presidente da IKF, Dr. Jan Fransoo a dirigir umas palavras aos delegados e aos ilustres convidados presentes nesta abertura do congresso como o Presidentes do IPDJ, Augusto Baganha, o Secretário Geral do COP, José Manuel Araújo, o Presidente CDP – Carlos Palma Cardoso, o vereador do desporto da CM Maia entre outras personalidades.
No seu discurso Dr. Jan Fransoo fez um largo elogio à organização portuguesa conduzida tão brilhantemente pela FPC , agradecendo também às autoridades portuguesas pelo apoio à organização do Euro2014, na pessoa do Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro. Tendo referenciado a evolução que a modalidade teve no nosso país bem como em todo mundo expresso pela duplicação de Federações existentes. Num breve intervalo do seu discurso fez a oferta de duas lembranças da IKF ao Secretário de Estado do Desporto, e ao Vereador da CM Maia.
Por fim nesta tão importante ocasião, que teve uma organização ao mais alto nível conduzida pela Sec. Geral da FPC Paula Gomes, adjuvada pelo staff da FPC, falou o Secretário de Estado do Desporto, que enalteceu as qualidades tanto de Lisboa como a Cidade da Maia para acolherem tão importantes eventos mundiais para o Corfebol, garantiu o apoio institucional do Governo de Portugal à FPC na organização destes eventos.
O momento seguinte foi apresentação aos presentes do logótipo para a competição europeia mais importante em 2014.