Uma vez mais, o Sporting de Braga voltou a derrotar o Benfica, colocando a equipa da Luz fora Taça de Portugal, enquanto o Nacional da Madeira (15º da II Liga) chutou para “canto” um Casa Pia desinspirado (5º na I Liga), levando a equipa madeirense às meias-finais da Taça de Portugal Placard.
O sortilégio do futebol veio, de novo, ao de cima e os mais favoritos acabaram por sair de prova sem confirmarem os pergaminhos que conquistaram até ao momento na presente época de 2022/2023.
No “caldeirão” bracarense, o Benfica como que começou a ficar pelo caminho quando Bah foi expulso, por falta “grossa” (31’), numa altura em que que ganhava (1-0) com um golo marcado por Gonçalo Guedes, que deu o melhor caminho ao centro produzido por João Mário ao segundo poste, onde surgiu, mais forte que os defesas da casa, elevou-se e cabeceou para um golo em que o guardião Matheus como que consentiu, ao não estar atento o voo que a bola fez.
A jogar com mais um, o Braga continuou a pressionar e (36’) no seguimento de um pontapé de canto marcado por André Horta, a bola chegou ao centro da área onde Tormena, que desviou o esférico um pouco mais para a frente e onde Al Musrati apareceu isolado, nem ninguém por perto, para rematar e chegar ao empate.
O Benfica “escondeu-se” um pouco, enquanto os bracarenses mantiveram a pressão sobre a baliza de Odysseas, mas sem que os golos surgissem, ainda que o guardião benfiquista tivesse estado em foco ao defender dois remates de Ricardo Horta (73 e 77’) que levavam selo de golo, pelo que o recurso ao prolongamento para o desempate foi accionado.
Neste período (meia hora), Morato foi expulso, com o Benfica a jogar com nove jogadores, se bem que os homens em jogo conseguiram manter o empate (1-1).
Nas grandes penalidades, todos – com excepção de um – estiveram perfeitos, cumprindo a missão de marcar, o que não foi conseguido por Aursnes, que permitiu a defesa ao guardião Matheus e “arrastou” o Benfica para o “arquivo” desta Taça de Portugal 2022/2023.
Maior surpresa, quiçá, terá sido o afastamento do Casa Pia das meias-finais, depois de ter sido goleado (5-2) pelo Nacional no Estádio do Bonfim, talvez provocado pela “ondulação” do Rio Tejo, porquanto os madeirenses estão no 15º lugar da II Liga. Coisas do futebol.
Nas meias-finais, a disputar em duas mãos (26 de Abril e 3 de Maio), o Nacional recebe o Braga na primeira, enquanto o Famalicão joga ante o seu público e frente ao FC Porto.
Até lá, venham mais jornadas da I Liga (a 20ª ronda inicia-se esta sexta-feira, com o Vizela-Chaves), mais a Liga Europa, com o Sporting a tentar “sobreviver”, sendo de considerar que receberá no domingo, em Alvalade, o FC Porto, decisivo para o cumprimento dos objectivos dos leões, que foram eliminados da Allianz Cup e agora da Taça de Portugal.