Domingo 24 de Novembro de 1754

Sporting nos oitavos de final da European League em Andebol

Andebol-TaçasEuropeias-07-02-2023

Federação Andebol Portugal / © AAAS

O Sporting venceu, esta terça-feira, o Alpla HC Hard e conquistou um lugar nos oitavos de final desta competição europeia.

No Sporthalle am See, na Áustria, foram precisos 3 minutos para se assistir ao primeiro golo pela mão de Francisco Costa, com a equupa da casa a empatar aos cinco minutos.

O Alpla acabou mesmo por chegar ao 3-1 e foi segurando uma vantagem de dois golos, beneficiando de algum desacerto no ataque leonino, mas Natán Suarez equalizou o encontro à passagem dos 11 minutos (4-4). Seguiram-se empates sucessivos, até que Martim Costa colocou o Sporting em vantagem, pela primeira vez, aos 18 minutos, com 9-8 no placar, levando o técnico do Alpla a pedir time-out.

A paragem do tempo de jogo acabou por não resultar para os homens da casa, que viram os comandados de Ricardo Costa a disparar no marcador (11-9). Na reta final do primeiro tempo, os leões voltaram a crescer e acabaram por recolher aos balneários com uma vantagem dilatada (17-12)

No segundo tempo, os leões tiveram uma prestação avassaladora, chegando aos sete golos de vantagem (21-14) mas, os austríacos mostraram sinais de retoma e, com um parcial de três golos sem resposta, reduziram para 21-17.

Algumas falhas no ataque resultaram numa aproximação da formação do Alpla HC Hard, que levou a que Ricardo Costa colocasse time-out na mesa. Após o break, o encontro manteve-se com a mesma distância, quando faltavam apenas 9 minutos para o final. O Sporting acabou por pressionar na reta final do encontro e foi ampliando a vantagem (31-26).

Top Player: Martim Costa – 12 golos.

Andebol-TaçasEuropeias-Maia-07-02-2023

Federação Andebol Portugal / © AAAS

Águas Santas Milaneza fez história

Nesta mesma competição, mas noutro grupo, o Águas Santas Milaneza fez história ao alcançar o primeiro triunfo na fase de grupos da competição europeia (28-25 frente ao Bidasoa Irun), em ano de estreia.

O Bidasoa Irun aproveitou os dois primeiros ataques desperdiçados do Águas Santas Milaneza para construir a primeira vantagem de dois golos do encontro, ainda dentro dos primeiros dois minutos (0-2), mas viu a equipa portuguesa responder na mesma moeda, pelas mãos de Miguel Baptista e João Furtado (2-2). A formação espanhola cresceu na partida e em cima dos 10 minutos alcançou uma inédita vantagem de três golos (3-6), naquele que foi o ataque mais demorado de toda a partida até então e que resultou na primeira exclusão para o Águas Santas Milaneza. Os comandados de Ricardo Moreira melhoraram consideravelmente o desempenho defensivo e, cada vez mais confiantes, assinaram um parcial de 4-1 – com o capitão Francisco Fontes em destaque ao apontar três desses quatro golos – restabelecendo a igualdade, desta vez a sete golos (7-7), aos 17 minutos, o que motivou o primeiro time-out para o Bidasoa Irun, chegando-se ao fim da primeira parte com um empate (14-14).

No segundo tempo e com a ajuda do guarda-redes espanhol Medhi Harbaoui, recém-entrado na partida, o Bidasoa Irun conseguiu voltar aos dois golos de diferença (15-17). Apesar de alguns ataques desperdiçados no recomeço da partida, o Águas Santas Milaneza contou também com a inspiração do guardião Alexandre Magalhães, que não deixou que a margem atingisse outras proporções e, em sentido contrário, o empate voltou a surgir (17-17), levando a mais um time-out espanhol, aos 42 minutos.

Durante mais de cinco minutos, o jogo foi pautado por um profundo equilíbrio, com golos intercalados e com o Bidasoa Irun a conseguir segurar uma vantagem mínima, até aparecer o ‘momento chave’ do jogo: um novo parcial de 4-1, concluído em cima dos 50 minutos, conduziu o Águas Santas Milaneza até aos dois golos de vantagem (24-22) e, a partir desse momento, a confiança maiata nunca mais foi quebrada, com os maiatos a vencerem por 28-25.

Top Players: Afonso Lima – 6 golos (86% de eficácia) e 5 assistências // Alexandre Magalhães – 13 defesas (34% de eficácia).

Sorteio da Taça de Portugal

Dez equipas do Campeonato Placard Andebol 1 e seis da II Divisão ficaram a conhecer os adversários da próxima fase da prova rainha, sendo que os quartos de final terão pelo menos um emblema da divisão inferior.

O sorteiro ditou os seguintes emparelhamentos: ABC UMinho-Sporting da Horta Cidade Mar (Açores), Boavista-Xico Andebol, Arsenal Devesa-Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, ADA Maia Universidade da Maia-CF Os Belenenses, FC Gaia Empril-Sporting, Vitória FC-FC Porto, Benfica-São Bernardo e Vitória SC-Marítimo da Madeira Andebol SAD.

Todos os jogos estão marcados para o dia 4 de Março, aguardando-se a divulgação dos respectivos horários.

© 1754 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.