Patrícia Sampaio alcançou um excelente quinto lugar e João Fernando a 7ª posição no último dia do Grand Slam Paris 2023, que se cumpriu este domingo.
Uma semana após a conquista da medalha de ouro no Grand Prix Portugal 2023, Patrícia Sampaio (-78 kg) estreou-se com um triunfo na primeira eliminatória contra a japonesa Mao Izumi (167ª, Campeã Asiática em 2019), após acumulação de ‘shidos’ da nipónica a cerca de 20 segundos do fim do tempo regulamentar.
Alcançou a segunda vitória no confronto seguinte, contra a jovem brasileira Millena Silva (163ª, Vice-campeã Mundial de Cadetes em 2017), pontuando ‘wazari’ após cerca de três minutos de combate e gerindo a vantagem até ao final dos 4 minutos.
Nos quartos-de-final, encontrou a francesa Audrey Tcheumeo (nº9 do mundo, Vice-campeã do Masters 2022 e vencedora da última edição do Grand Slam Paris). A luta foi marcada pelo equilíbrio, não se registando nenhuma pontuação durante o período regulamentar. Após 40 segundos de ‘golden score’, com o apoio do público da casa, a gaulesa conseguiu o ‘ippon’, garantindo um lugar no bloco de finais, após vencer por desqualificação da sua adversária Inbar Lanir (7ª), de Israel.
A luta pelo pódio, com a sul-coreana Jeongyun Lee (18ª), foi bastante disputada, mas foi necessário recorrer ao período de ‘ponto de ouro’ para encontrar a vencedora. Nessa fase, a atleta asiática conseguiu superiorizar-se e levou a judoca lusa a errar e a somar o terceiro ‘shido’. Com este resultado, Patrícia Sampaio alcançou o 5º lugar.
João Fernando (-81 kg), 55º no ranking mundial, começou a sua prestação com uma vitória por ‘ippon’ sobre o jovem Arsenii Kladnov (fez a sua estreia no circuito de seniores), do Quirguistão. Conseguiu o segundo triunfo na ronda seguinte, contra o mongol Bolor-Ochir Gereltuya (48º, bronze no Grand Slam Paris 2021), pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final do tempo regulamentar.
Nos oitavos-de-final, encontrou o nº2 do mundo, Matthias Casse (bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, atual vice-campeão Mundial e Europeu) da Bélgica. Após um início equilibrado, o português conseguiu surpreender e contrariar o favoritismo do belga, afastando-o da prova por ‘ippon’.
Na luta pelo acesso à semifinal, teve a oposição do francês Alpha Oumar Djalo (11º, bronze no Masters 2022). O judoca gaulês, embalado pelo apoio do público da casa, entrou forte e adiantou-se no marcador por ‘wazari’. Apesar do esforço do português, o tempo foi escasseando e o francês conseguiu gerir a vantagem até ao final dos 4 minutos. Na repescagem, cedeu por ‘ippon’ perante o canadiano François Gauthier Drapeau, 15º do ranking mundial. Com este resultado, João Fernando termina na 7ª posição.
Na categoria -81 kg, Anri Egutidze (51º) somou um triunfo na ronda inaugural, eliminando Mohamed Imadou (sem ranking, estreou-se em provas internacionais), das Comores, por ‘ippon’ (duplo ‘wazari’).
Na ronda seguinte, contra o sul-coreano Joonhwan Lee (nº9 do ranking mundial, ouro no Grand Prix Portugal 2023), assistiu-se a um confronto equilibrado, que chegou ao fim do tempo regulamentar sem pontuação. Aos 18 segundos do ‘golden score’, o português não conseguiu evitar o ‘wazari’ do asiático, terminando a sua prestação.