Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Patrícia Sampaio em 5º lugar no Grand Slam de Paris

World Judo Tour Grand Prix Portugal  Patricia Sampaio Patrícia Sampaio alcançou um excelente quinto lugar e João Fernando a 7ª posição no último dia do Grand Slam Paris 2023, que se cumpriu este domingo.

Uma semana após a conquista da medalha de ouro no Grand Prix Portugal 2023, Patrícia Sampaio (-78 kg) estreou-se com um triunfo na primeira eliminatória contra a japonesa Mao Izumi (167ª, Campeã Asiática em 2019), após acumulação de ‘shidos’ da nipónica a cerca de 20 segundos do fim do tempo regulamentar.

Alcançou a segunda vitória no confronto seguinte, contra a jovem brasileira Millena Silva (163ª, Vice-campeã Mundial de Cadetes em 2017), pontuando ‘wazari’ após cerca de três minutos de combate e gerindo a vantagem até ao final dos 4 minutos.

Nos quartos-de-final, encontrou a francesa Audrey Tcheumeo (nº9 do mundo, Vice-campeã do Masters 2022 e vencedora da última edição do Grand Slam Paris). A luta foi marcada pelo equilíbrio, não se registando nenhuma pontuação durante o período regulamentar. Após 40 segundos de ‘golden score’, com o apoio do público da casa, a gaulesa conseguiu o ‘ippon’, garantindo um lugar no bloco de finais, após vencer por desqualificação da sua adversária Inbar Lanir (7ª), de Israel.

A luta pelo pódio, com a sul-coreana Jeongyun Lee (18ª), foi bastante disputada, mas foi necessário recorrer ao período de ‘ponto de ouro’ para encontrar a vencedora. Nessa fase, a atleta asiática conseguiu superiorizar-se e levou a judoca lusa a errar e a somar o terceiro ‘shido’. Com este resultado, Patrícia Sampaio alcançou o 5º lugar.

João Fernando (-81 kg), 55º no ranking mundial, começou a sua prestação com uma vitória por ‘ippon’ sobre o jovem Arsenii Kladnov (fez a sua estreia no circuito de seniores), do Quirguistão. Conseguiu o segundo triunfo na ronda seguinte, contra o mongol Bolor-Ochir Gereltuya (48º, bronze no Grand Slam Paris 2021), pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final do tempo regulamentar.

Nos oitavos-de-final, encontrou o nº2 do mundo, Matthias Casse (bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, atual vice-campeão Mundial e Europeu) da Bélgica. Após um início equilibrado, o português conseguiu surpreender e contrariar o favoritismo do belga, afastando-o da prova por ‘ippon’.

Na luta pelo acesso à semifinal, teve a oposição do francês Alpha Oumar Djalo (11º, bronze no Masters 2022). O judoca gaulês, embalado pelo apoio do público da casa, entrou forte e adiantou-se no marcador por ‘wazari’. Apesar do esforço do português, o tempo foi escasseando e o francês conseguiu gerir a vantagem até ao final dos 4 minutos. Na repescagem, cedeu por ‘ippon’ perante o canadiano François Gauthier Drapeau, 15º do ranking mundial. Com este resultado, João Fernando termina na 7ª posição.

Na categoria -81 kg, Anri Egutidze (51º) somou um triunfo na ronda inaugural, eliminando Mohamed Imadou (sem ranking, estreou-se em provas internacionais), das Comores, por ‘ippon’ (duplo ‘wazari’).

Na ronda seguinte, contra o sul-coreano Joonhwan Lee (nº9 do ranking mundial, ouro no Grand Prix Portugal 2023), assistiu-se a um confronto equilibrado, que chegou ao fim do tempo regulamentar sem pontuação. Aos 18 segundos do ‘golden score’, o português não conseguiu evitar o ‘wazari’ do asiático, terminando a sua prestação.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.