Terça-feira 03 de Dezembro de 2024

Miguel Vieira conquista medalha de prata no Grand Prix Portugal’2023 em Judo

IBSA GRAND PRIX PORTUGAL 2023Miguel Vieira conquistou a medalha de prata no IBSA Grand Prix Portugal 2023, que se cumpriu no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, onde se reuniram os melhores judocas do circuito mundial da IBSA (International Blind Sports Association).

Miguel Vieira (-60 kg J1) discutiu a sua categoria com mais 4 atletas, disputada em sistema de todos contra todos (‘round robin’). O vice-campeão europeu estreou-se com uma vitória por ‘wazari’ sobre o brasileiro Roberto Nunes Paixão (14º do ranking mundial), em período de ‘ponto de ouro’.

No combate seguinte, enfrentou o nº 3 do ranking mundial, Marcos Blanco. O judoca paralímpico luso entrou melhor no confronto e adiantou-se no marcador por ‘wazari’. O venezuelano reagiu e empatou o marcador, mas Miguel superiorizou-se e fechou o combate com o segundo ‘wazari’. Somou o terceiro triunfo sobre o italiano Fabian Amarfi (19º), alcançando o ‘ippon’ em poucos segundos.

Na ronda final do ‘round robin’ encontrou o brasileiro Elielton Oliveira, nº 4 do ranking mundial, que também contava com 3 triunfos nos 3 confrontos realizados. Sabendo que o vencedor conquistava o ouro, ambos os atletas realizaram um excelente combate, mas foi o brasileiro a triunfar no final, por ‘ippon’.

IBSA GRAND PRIX PORTUGAL 2023Com este resultado, Miguel Vieira conquista a medalha de prata.

Na categoria -73 kg J2, Nuno Rocha começou a sua prestação nos quartos-de-final, onde encontrou o nº 4 do ranking mundial, Olzhas Orazalyuly. Apesar do esforço, o português não conseguiu contrariar o favoritismo do cazaque, cedendo com dois ‘wazaris’.

Com o atleta do Cazaquistão a seguir em frente na prova, o judoca luso foi repescado, enfrentando o sul-coreano Donghoon Kim (11º). Nuno Rocha voltou a ceder por duplo ‘wazari’, terminando na 7ª posição.

Rúben Gonçalves (-73 kg J2) não conseguiu ultrapassar o seu primeiro adversário, Bachuki Shelia (20º), da Geórgia, cedendo por ‘ippon’.

Declarações

Para Miguel Vieira, “penso que é um balanço positivo. Foram quatro combates de nível alto contra grandes atletas. Conheço-os a todos, são muito difíceis, especialmente o venezuelano, com quem perdi no mundial. Só tenho a agradecer aos meus treinadores e colegas. Queria o ouro por ser em nossa casa, mas não foi possível. Espero que numa próxima oportunidade consiga chegar ao Ouro.”

IBSA GRAND PRIX PORTUGAL 2023Jerónimo Ferreira, treinador da seleção nacional paralímpica, salientou que “o Nuno esteve bem e lutou bem. Teve dois deslizes, onde podia ter feito melhor, mas também serve de aprendizagem. Teve uma boa prestação, nota-se muito a evolução dele e está num bom caminho. O Rúben teve um adversário muito difícil no primeiro combate, não conseguiu ganhar, mas demonstrou todo o empenho que lhe é característico. O Miguel teve um desempenho brilhante, conseguiu 3 vitórias em 4 combates. Mereceu as vitórias nos combates que ganhou. No último, que decidia o ouro, não conseguiu vencer por muito pouco, mas penso que é uma questão de tempo até vencer o Ouro.”

Para Fernando Seabra, treinador de Miguel Vieira, “quando se consegue uma medalha de prata numa prova internacional, a avaliação só pode ser positiva. O Miguel tinha hipóteses de conseguir o ouro. Considero que tem um nível semelhante ao atleta que o venceu. No entanto, o fundamental de todas estas provas é conseguir o apuramento para Paris 2024 e o Miguel está muito bem posicionado. Neste momento, ele está virtualmente apurado, mas ainda temos muitas provas pela frente e as contas só se fazem no final”.

O evento marcou a estreia de Portugal, enquanto país anfitrião, no Circuito Mundial da IBSA. No total, estiveram presentes 91 Judocas (70 Masculinos e 21 Femininas) em representação de 24 países.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.