Catarina Costa (-48 kg) foi a melhor portuguesa, em 5º lugar, na primeira ronda do Grand Prix de Poertugal, em Judo, que se iniciou esta sexta-feira, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada.
A competição reúne 544 Atletas (227 Femininos e 317 Masculinos) de 81 Países, incluindo 39 judocas portugueses, e decorrerá até domingo.
Nos -52 kg, Maria Siderot alcançou os oitavos-de-final após ultrapassar a sul-africana Charne Griesel (39ª), pontuando ‘ippon’ a cerca de 13 segundos do fim. Na luta por um lugar nos quartos-de-final, a portuguesa enfrentou a nº1 do ranking mundial Chelsie Giles (atual campeã europeia e vice-campeã mundial), com a britânica a conseguir alcançar a vantagem e fechar com ‘ippon’ a 40 segundos do fim. Com este resultado, Maria Siderot terminou no 9º lugar.
Na categoria -60 kg, Ricardo Pires começou com uma vitória na segunda ronda contra o venezuelano Ivan Salas (69º), por ‘wazari. Nos oitavos-de-final, o sorteio ditou um encontro com o nº 6 do mundo, Giorgi Sardalashvili. O georgiano confirmou o favoritismo, conseguindo pontuar dois ‘wazari’ contra o atleta luso. Desta forma, Ricardo Pires encerra a sua participação na 9ª posição.
Também nos -60 kg, Emerson Silva estreou-se na segunda ronda, superando o israelita Ariel Shulman (ouro na Taça da Europa de Riga 2022), por ‘ippon’, em apenas 23 segundos. Encontrou o sul-coreano Harim Lee, nº 3 do ranking mundial, nos oitavos-de-final, com o judoca luso a superar-se e conseguir equilibrar o combate, mas o atleta asiático (que venceu o ouro na edição de 2022) alcançou a vantagem por ‘wazari’, que geriu até ao final do tempo regulamentar. Com este resultado, Emerson Silva alcançou o 9º lugar.
Mariana Máximo (-52 kg) também alcançou os oitavos-de-final, após desistência da sua adversária na segunda ronda. Nessa fase, perante a francesa Julie Weill Dit Morey, cedeu por ‘ippon’, finalizando na 9ª posição.
Raquel Brito (-48 kg) e Miguel Gago (-66 kg) começaram as suas prestações com um triunfo, perante a brasileira Amanda Lima (23ª do ranking e atual Campeã Pan-americana) e o espanhol David Garcia Torne (80º, bronze no Grand Slam de Baku 2022), respetivamente. Na eliminatória seguinte, os portugueses não conseguiram dar sequência ao resultado da primeira ronda, cedendo contra os seus oponentes, nomeadamente, a espanhola Mireia Lapuerta Comas (20ª) e o brasileiro Phelipe Pelim (328º).
Joana Diogo (-52 kg – defendeu o bronze conquistado em 2022), Catarina Silva (-52 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Ana Agulhas (-57 kg), Raquel Brás (-57 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), Bernardo T. Fernandes (-66 kg), Nuno Martins (-66 kg) e Bruno Bento (-66 kg), que, apesar do esforço, não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.
Entre os 544 Judocas inscritos, estão representados vários países da CPLP, nomeadamente Angola (4), Cabo Verde (5), Moçambique (2), São Tomé e Príncipe (1), Guiné-Bissau (1) e Brasil (25). Destaque ainda para a presença de 16 Judocas Ucranianos e 3 Judocas da Equipa de Refugiados da IJF.
A competição prossegue ao longo deste sábado, no mesmo local.