Segundo dados divulgados no site do Comité Olímpico de Portugal, a WADA indicou que a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) está bem posicionada a nível mundial, no que se refere à aplicação das regras definidas quanto à luta contra a dopagem no desporto.
A Agência Mundial Antidopagem (WADA), no início de um novo ano, publicou o relatório de dados relativo à testagem realizada a nível mundial em 2021, sendo estes os primeiros testes realizados à luz do novo Código Mundial Antidopagem que entrou em vigor em janeiro de 2021.
O relatório agora divulgado agrega os resultados das amostras registadas pelos laboratórios acreditados pela WADA e inscritos no Sistema de Administração e Gestão de Antidopagem da WADA em 2021.
É possível encontrar dados disponibilizados por Laboratório, Modalidade desportiva, Autoridade de Testes e Passaporte Biológico do Atleta, e ainda os dados das amostras de sangue e urina recolhidas em competição e fora de competição.
Dos resultados, que podem ser consultados em detalhe no relatório que está disponível no respectivo site, destaca-se a presença da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) no 19º lugar entre as cerca de 160 Autoridades Nacionais Antidopagem ou Comités Olímpicos Nacionais, quando em substituição, no que diz respeito ao número de amostras recolhidas no ano de 2021, com um total de 2.473 amostras.
Na análise por modalidade, também no Kickboxing, Automobilismo, Ciclismo, Futebol e Atletismo, a ADoP se posiciona entre as entidades que mais amostras recolheu e analisou no citado ano.