Entre esta sexta-feira e domingo, o Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada volta a receber a etapa inaugural do Circuito Mundial de Judo, que vai contar com a presença de cerca de 550 Atletas de 82 Países.
O número de participantes supera, em larga margem, os registados na última edição (301 Atletas de 41 Países), com Portugal, enquanto país anfitrião, a apresentar 37 Atletas, recordando-se que Portugal recebeu, pela primeira vez, uma etapa do circuito mundial em 2022.
A primeira grande competição do ano reúne os melhores judocas do mundo e concede 700 pontos para o ranking mundial aos vencedores de cada categoria. A prova representa uma oportunidade para os judocas nacionais, que competem em casa numa das maiores provas internacionais, e para o público português, que pode assistir a combates de grande nível em solo nacional.
Catarina Costa (primeira), Joana Diogo (sexta), que foi bronze em 2022, Bárbara Timo (terceira), Patrícia Sampaio (sexta) e Rochele Nunes (segunda) surgem como cabeças de série nas respetivas categorias, são as principais concorrentes nacionais.
A judoca Catarina Costa, vice-campeã europeia de -48 kg, defende no Grand Prix de Portugal a medalha de ouro conquistada no último ano na competição, na qual Jorge Fonseca e Telma Monteiro são baixas de vulto.
O bicampeão mundial de 2019 e 2021 em -100 kg, que também conquistou em 2022 o ouro na primeira edição do Grand Prix em solo luso, e a judoca do Benfica ainda recuperam de lesões, que já os fizeram falhar, em dezembro, o Masters da modalidade.
Os judocas portugueses inscritos são os seguintes:
Masculinos (20):
-60 kg: Emerson Silva, Rodrigo Lopes, Ricardo Pires e Miguel Pisco.
-66 kg: Nuno Martins, Bernardo Tralhão, Miguel Gago e Bruno Bento.
-73 kg: Otari Kvantidze, João Crisóstomo e Saba Danelia.
-81 kg: Diogo Rangel, Manuel Rodrigues, Anri Egutidze e João Fernando.
-90 kg: Ricardo Serrão.
-100 kg: Guilherme Silva, Célio Dias e Diogo Brites.
+100 kg: Vasco Rompão.
Femininos (17):
-48 kg: Catarina Costa e Raquel Brito.
-52 kg: Mariana Máximo, Joana Diogo e Maria Siderot.
-57 kg: Ana Agulhas, Teresa Trindade e Raquel Brás.
-63 kg: Bárbara Timo e Wilsa Gomes.
-70 kg: Joana Crisóstomo, Letícia Martins e Tais Pina
-78 kg: Patrícia Sampaio, Carolina Paiva e Beatriz Moreira.
+78 kg: Rochele Nunes.
Grand Prix também para judocas invisuais e de baixa visão
O IBSA Grand Prix Portugal 2023 cumpre-se nos dias 30 e 31 de janeiro, com Portugal a receber, pela primeira vez, a prova do circuito mundial da IBSA (International Blind Sports Association) que reúne os melhores judocas cegos e baixa visão do Mundo, num total de 103 Judocas (70 Masculinos e 33 Femininas) em representação de 25 Países, incluindo 3 portugueses. A competição concede pontos para o ranking mundial, fazendo parte do processo de qualificação paralímpica para Paris 2024.
A Federação Portuguesa de Judo, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e a IBSA organizam o evento que conta com a presença de Miguel Vieira (-60 kg J1), Nuno Rocha (-73 kg J2) e Rúben Gonçalves (-73 kg J2), acompanhados pelo Treinador Jerónimo Ferreira. Djibrilo Iafa (-73 kg J1), que se encontra a recuperar de lesão, é a principal baixa na seleção lusa.