Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Festival Olímpico da Juventude Europeia, na vertente de Inverno, está a chegar na Itália

COP-FOJE2023-19-01-2023

COP

De acordo com a nota informativa veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal “falta menos de uma semana para a cerimónia de abertura do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) de inverno, a realizar em Friuli Venezia Giulia 2023 (Itália).

O evento multidisciplinar que reúne os melhores atletas europeus das modalidades de inverno, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, vai contar, pela sexta vez, com participação portuguesa, para o caso Ariana Ribeiro (17 anos), na modalidade de Esqui Alpino, com estreia marcada para o dia 26 deste mês de Janeiro, na disciplina de Slalom Gigante, antes da presença no Slalom dois dias depois.

Como os níveis de entusiasmo estão altos, o presidente da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno de Portugal e Chefe de Missão, Pedro Flávio, Portugal (FDIP) salientou que “a atleta está entusiasmada, vai ter duas experiências em eventos internacionais de relevo [participará também no Campeonato do Mundo júnior da Federação Internacional de Esqui] e isso é muito interessante. Está motivada, com vontade de tentar conseguir bons resultados, que é isso que nós queremos”.

Apesar dos 17 anos, a esquiadora tem já “um nível interessante” porque reside e treina nos Estados Unidos, por isso o objetivo passa por “fazer um bom resultado”, o dirigente luso acrescentou que “para nós, é um resultado talvez no meio da tabela. Quanto melhor conseguirmos fazer, melhor para a nossa modalidade e para os objetivos do Comité Olímpico de Portugal.”

O Esqui Alpino será disputado na região de Tarvisio e o Chefe da Missão de Portugal garante “que nos próximos dias estará tudo preparado e com todas as condições para que a competição seja um sucesso”, apesar do problema de falta de neve que aconteceu um pouco por toda a Europa.

Antes de viajar para o FOJE, Ariana compete no Campeonato do Mundo júnior de Esqui Alpino em St. Anton am Arlberg, na Áustria. As provas de Slalom Gigante e Slalom, nas quais participa a jovem portuguesa, estão marcadas para os dias 21 e 24 de janeiro, respetivamente.

Pedro Flávio acredita que estas vivências são benéficas para os atletas.~, salientando que acho que o FOJE é um festival muito interessante nessa perspetiva, no sentido de incutir nos atletas uma vontade de aprender mais sobre os valores olímpicos, a organização e a participação nos Jogos Olímpicos, e de criar essa vontade de quererem participar num evento principal”.

Lembrando a reduzida atenção dada em Portugal a estas modalidades, um paradigma que tem vindo a mudar gradualmente, Pedro Flávio referiu ainda que “somos um país de modalidades de verão, mas nos últimos anos esse paradigma tem vindo a alterar-se porque temos conseguido qualificar mais atletas para eventos olímpicos e temos vindo a conseguir melhores resultados. Os últimos Jogos Olímpicos de inverno [Pequim 2022] foram sinal disso mesmo”.

Sobre o futuro, o presidente da FDIP apontou, ao site do COP, que “estamos a fazer apostas nas modalidades de gelo para que num futuro próximo possamos vir a ter atletas nessas modalidades, como a patinagem de velocidade no gelo, que é uma modalidade que tem dado algumas cartas e para a qual, provavelmente, nos próximos eventos olímpicos, como nos próximos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, podemos qualificar pelo menos um atleta, que é muito interessante para a diversidade das modalidades de inverno”.

O FOJE de inverno decorrerá de 21 e 28 de janeiro no norte de Itália e contará com eventos de 14 modalidades de inverno: Esqui Alpino, Biatlo, Esqui de fundo, Curling, Patinagem artística, Esqui freestyle, Ski Cross, Hóquei no Gelo, Patinagem de velocidade em pista curta, Saltos de esqui, Esqui de montanha, Snowboard Alpino, Snowboard Freestyle e Combinado nórdico.

A Equipa Portugal conta, para além de Ariana Ribeiro, com o Chefe de Missão, Pedro Flávio, e o treinador Sérgio Figueiredo.

Portugal participa no FOJE de inverno pela sexta vez, depois de Jaca 2007 (Espanha), Slask-Beskidy/Scczyrk 2009 (Polónia), Vorarlberg/Liechtenstein 2015, Sarajevo/Sarajevo Oriental 2019 (Bósnia) e Vuokatti 2022 (Finlândia).

O FOJE de inverno regressa a Itália 30 anos depois da edição inaugural em 1993. Friuli Venezia Giulia 2023 será a 16ª edição.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.