Domingo 25 de Novembro de 4198

Tiro com Armas de Caça quer regressar aos Jogos Olímpicos

COP-TiroArmasCaça-JoaoAzevedo-17-01-2023De acordo com a infirmação veiculada no site do Comité Olímpico de Portugal, a Equipa Portugal de Tiro com Armas de Caça já se encontra em Rabat (Marrocos), para participar, entre 19 e 23 de janeiro corrente, na Taça do Mundo da modalidade.

João Paulo Azevedo, Armelim Rodrigues, José Bruno Faria, José Stofel Santos e Ana Rita Rodrigues competem na disciplina de Trap, prova que reúne 224 atiradores de 45 países, em ano fundamental para o apuramento olímpico.

O Campeonato da Europa a disputar em setembro (Áustria), os Jogos Europeus, em junho (Polónia) e o Campeonato do Mundo, em agosto, no Azerbaijão, garantem diretamente vagas para Paris 2024.

Os resultados obtidos na Taça do Mundo também dão acesso a pontos para o ranking de qualificação olímpica, que permite o apuramento de um atirador por disciplina.

Em Rabat, estarão em causa três competições: individual (masculina e feminina), equipas (masculina e feminina) e equipas mistas. Portugal pontuará nas provas individuais masculina e feminina, e também para a prova de equipas masculinas, e competirá ainda em equipas mistas, com a dupla Ana Rita Rodrigues-Armelim Rodrigues.

João Paulo Azevedo, que esteve presente nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, abordou a competição que tem início na quinta-feira com confiança, afirmando ao referido site que “trata-se da primeira prova internacional do ano e, para nós, em Portugal, não tem sido fácil treinar devido ao mau tempo, com campos fechados e máquinas avariadas. Mas temos feito estágios e vamos motivados. Acabámos bem o ano de 2022, com quatro atiradores no Programa de Preparação Olímpica, pelo que penso que estamos a trabalhar bem”.

Para além dos pontos que permite somar no ranking de qualificação olímpica, a Taça do Mundo de Rabat, tem um fator extra a marcá-la, como explica João Paulo Azevedo ao afirmar que “esta competição não é superimportante para o apuramento olímpico, mas é importante para me apurar para os Jogos Europeus”, na Polónia – e para os quais Armelim Rodrigues já está qualificado”.

As próximas provas em que os atiradores portugueses deverão participar são as Taças do Mundo no Qatar e Chipre, mas o foco está no Campeonato do Mundo, no Azerbaijão, onde há quatro vagas olímpicas em disputa.

“O ano passado estivemos bem e com um bocadinho de sorte já podíamos ter conseguido um lugar nos Jogos Olímpicos”, confessou João Paulo Azevedo, depois de ter sido 11º classificado no Campeonato do Mundo, em Osijek (Croácia) e de Armelim Rodrigues ter conseguido o 4º lugar no Campeonato da Europa, em Larnaca (Chipre).

João Paulo Azevedo – que foi 20º classificado em Tóquio 2020, com 120 pratos partidos em 125 – terminou dizendo que “estamos confiantes em colocar o Tiro com Armas de Caça de novo nos Jogos Olímpicos”.

Pode seguir toda a ação na APP da Equipa Portugal, no site e nas redes sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP), e ainda na newsletter Olimpo, que pode subscrever através do link http://eepurl.com/g2aeiH .

© 4198 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.