Portugal encontra a seleção amiga do Brasil no primeiro encontro da Ronda Principal, pelas 14h30, desta quarta-feira, no Scandinavium Arena, em Gotemburgo (Suécia), com transmissão na RTP2.
Após uma vitória por sete golos frente aos magiares, o que levou a que a formação lusa terminasse o Grupo D na primeira posição, é agora vez dos comandados de Paulo Pereira iniciarem o Main Round II, frente à congénere canarinha.
Os Heróis do Mar jogarão com o Brasil, seleção bem conhecida do conjunto de Paulo Pereira – já que disputaram amigáveis antes dos Jogos Olímpicos, em 2021, na Nazaré – orientada por Marcus Oliveira e, mais recentemente, no Gjensidige Cup, onde Portugal saiu vitorioso, por 31-28, com destaque individual para Rui Silva que, para além de sete golos marcados, executou inúmeras assistências. Para além dos diversos jogadores que já passaram por Portugal, a equipa canarinha conta com 14 participações em Mundiais [apesar de não ter ido além do 9º lugar], tendo ficado em 18º lugar em 2021, no Egito. Nos Jogos Olímpicos, a “verde e amarela” já participou por cinco ocasiões e conquistou o sétimo lugar.
Thiagus Petrus – O atleta oriundo de Minas Gerais é um especialista defensivo, que alinha pelo FC Barcelona e é colega de equipa do pivô luso – Luís Frade. O lateral esquerdo já ganhou diversos títulos, desde 2018, altura em que se transferiu do Pick Szeged para o clube blaugrana, tendo sido, inclusive, vencedor da EHF Champions League na época transata.
Rogério Moraes – O pivô que ingressou, esta época, no MT Melsungen, tornando-se colega de André Gomes – deixando as cores do Benfica com o título de vencedor da EHF European League. Rogério Moraes não disputa competições europeias no corrente ano mas na LIQUI Moly Bundesliga conta com 21 golos, em 7 jogos, sendo um pivô completo.
João Pedro Silva – O central que veste as cores do CS Dínamo Bucuresti, após transferência do Puente Genil em Espanha, onde é colega do antigo benfiquista – Lazar Kukic – e disputa a EHF Champions League na presente época. O brasileiro é um organizador nato de jogo, liderando os processos ofensivos da turma canarinha.
Neste Mundial, o Brasil conta com uma baixa de peso – Haniel Langaro – lateral esquerdo do FC Barcelona, que está lesionado com um problema no tendão de aquiles, após um jogo dos blaugrana frente ao HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti, Pedro Portela e Manuel Gaspar.
O guardião português, Manuel Gaspar, em declarações ao site da FAP, fez o lançamento deste encontro afirmando que “são dois pontos importantes para mantermos os 1/4 de final como objetivo. É verdade que jogámos com eles no Torneio da Noruega mas, agora, é que é a valer. Apesar de termos tido boas sensações nesse jogo com o Brasil e, depois de um grande jogo contra a Hungria, estamos confiantes e queremos muito os 1/4 de Final. Depois deste jogo acho que percebemos o nosso grande nível, o coletivo e espírito de grupo que temos e a partir daqui espero que seja sempre a subir.”
Todos os encontros do Campeonato do Mundo de 2023 são transmitidos em território nacional pela RTP Play e os de Portugal em simultâneo na RTP2.
Esta Main Round disputa-se na Suécia.
Os jogos estão assim ordenados:
18.01.2023 – 14h30 – Portugal – Brasil, RTP2
20.01.2023 – 14h30 – Cabo Verde – Portugal, RTP2
22.01.2023 – 19h30 – Suécia – Portugal, RTP2