Sábado 24 de Novembro de 6632

Paços de Ferreira alcançou primeira vitória e Braga continua a pressionar Benfica na Liga Bwin

bola liga portugal 2022_2023O Paços de Ferreira tornou-se, para si próprio, o herói desta ronda (16ª) da Liga Bwin ao ter conquistado a primeira vitória nesta competição e logo fora de casa, enquanto o Braga atingiu o 12º triunfo e continua a “pisar” os calos ao Benfica.

Em Vila do Conde, ainda que tivesse supremacia em qualquer dos dados estatísticos em relação aos mais importantes em cada jogo, o Rio Ave não encontrou antídoto para “morder” o Paços de Ferreira – que conquistou o primeiro triunfo no campeonato – acabando por perder num lance de bola parada.

Rematando mais (16-5, dos quais 6-2 para a baliza, numa posse de bola de 79/31%), o Rio Ave viu Thomas (34’), no seguindo de um livre directo fora da grande área e do lado esquerdo do seu ataque, obter um golo de belo efeito, num remate forte, em arco, ao primeiro poste, com o guardião da casa, no poste contrário, não teve oportunidade de chegar a tempo e viu a bola entrar na baliza.

Até ao intervalo, o Rio Ave ainda criou algumas jogadas de perigo mas a bola ou ia para fora ou o guarda-redes do Paços defendeu, porquanto praticamente lançada à figura.

No segundo tempo, não houve alterações na forma de jogar de cada uma das equipas, ainda que o Paços tivesse resguardado mais a zona da sua baliza, tendo também na mira voltar a poder marcar, mas nada se modificou e o Paços aproximou-se mais do Marítimo, ocupando os dois as últimas posições da classificação.

Marítimo que se deslocou a Vizela, onde perdeu por um expressivo 3-0, com dois golos marcados pelo vizelense Osmajic (3’ e 5’) que deitaram “abaixo” a força anímica dos madeirenses, que nunca mais recuperaram.

Com 18-8 em remates (dos quais 9-1 para a baliza e numa posse de bola de 47/53% (estranhamente favorável aos visitantes), o Vizela voltou a marcar (75’) por Anderson, sendo que contra dez jogadores do Marítimo, porquanto Matheus viu o cartão vermelho (53’).

Por último, neste sábado, o Braga precisou de apenas um golo para vencer, no seu reduto, um Boavista que deu luta, numa partida “taco-a-taco” e que os bracarenses aproveitaram um erro flagrante da defesa boavisteira para chegar ao golo.

Na estatística, o Boavista foi superior nos remates (10-9) bem como na posse de bola (52/48%), sendo inferior apenas nos remates para a baliza, em que o Braga fez 4-3.

Ainda assim, foi o Braga que marcou, quando (46’) Vitor Oliveira (Vitinha) sprintou para chegar a uma bola atrasada de Abascal para o guarda-redes e segurou-a até dar dois passos e rematar quando o guardião do Boavista saiu da baliza, fazendo o único golo do encontro e da vitória do Braga, com uma felicidade (de uma infelicidade) inesperada.

Com 44 minutos ainda para jogar, o Braga conseguiu “aguentar” os esforços do Boavista para chegar, no mínimo, ao empate, mas nada feito.

Neste domingo, a sessão inicia-se com o Chaves-Arouca (15h30), seguindo-se o derby lisboeta entre o Benfica e o Sporting, na Luz (18h) e termina com o FC Porto-Famalicão (20h30), dois jogos que podem valer muita coisa.

Para o Benfica, o reforço da liderança; para o Sporting, a possibilidade de ainda chegar ao pódio (ou ficar mais longe ou arredado do título e complicando o apuramento para a Liga dos Campeões).

Os portistas poderão ter uma noite mais “descansada” mas terão de ganhar se não quiserem perder (ou ganhar) pontos para o líder Benfica.

Mais logo se verá!

 

© 6632 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.