O tradicional encontro de trabalho entre todos os membros filiados na Associação Europeia de Atletismo para discutir o calendário de provas para 2014 vai concluir-se com mais uma Gala de premiação dos atletas mais votados.
Tallin, a capital da Estónia, foi a escolhida para este badalado evento – com início nesta quinta-feira – que decorrerá durante três dias e onde se discutirão ainda outras temas na reunião do “Board” que comanda o atletismo europeu e os Fóruns dos Lideres das Federações Nacionais Membros e o da Juventude.
Os atletas do ano – que já foram escolhidos mas que, pela primeira vez, só serão conhecidos na altura da própria gala – foram sujeitos a uma votação de jornalistas (via Associação Internacional de Jornalistas Desportivos – AIPS) e cidadãos em geral (na ordem dos 16.000), que terminou há dias e que definiu os quatro (masculino e feminino) atletas que irão receber os respectivos galardões.
O presidente da Associação Europeia, Hansjörg Wirz salientou que “foi um ano emocionante e agitado para o desporto na Europa. Ser nomeado para o melhor atleta na Europa é uma grande honra e que é muito valorizado pelos atletas. Contudo, devo salientar que esta Associação de Atletismo teve sempre uma linha muito forte contra a dopagem e qualquer atleta que tenha servido anteriormente a proibição doping de dois anos foi omitido da lista de indicações”.
No mesmo evento, a Associação Europeia de Atletismo Femininos Leadership Awards, que consagra as mulheres cujo trabalho e realizações, além de competição, servem como exemplos de liderança e outros valores do atletismo.
Os prémios para os treinadores europeus, por sua vez, vão reconhecer as valiosas contribuições feitas pelos técnicos em todos os níveis do atletismo.