Sexta-feira 24 de Novembro de 2637

Selecção de Andebol joga esta quinta-feira na Noruega, no caminho para o Mundial

Andebol-Mundial-Noruega-04-01-2023

FP Andebol

Os Heróis do Mar – como se designa a selecção de Andebol de Portugal – encontram-se na cidade norueguesa de Trondheim onde, entre esta quinta-feira e domingo, disputarão um torneio preparatório com Noruega, Estados Unidos da América e Brasil, antes de rumarem ao Mundial.

A formação norueguesa, primeira adversária de Portugal neste torneio, é uma crónica candidata aos lugares cimeiros seja do Campeonato do Mundo ou da Europa, tendo chegado a duas finais (em 2017 e 2019) e aos quartos de final, no Egipto, em 2021, onde Portugal alcançou o melhor lugar de sempre na maior competição de Seleções Nacionais [à parte dos Jogos Olímpicos – que se realizam de quatro em quatro anos].

Já no que diz respeito aos Campeonatos da Europa, os nórdicos disputaram o quinto lugar na última edição, de 2022, na Hungria e Eslováquia, na qual Portugal foi afastado precocemente e terminou a prova em 19º lugar.

A Noruega tem como referências Sander Sagosen – um dos atletas mais perigosos desta equipa – que com 137 internacionalizações, conta já com 702 golos e joga no THW Kiel; para além do seu colega de equipa Harald Reinkind e Magnus Rod, lateral direito do SG Flensburg-Handewitt.

No segundo encontro do Gjensidige Cup, os Heróis do Mar irão enfrentar os Estados Unidos da América, que já participaram em seis edições do Campeonato do Mundo, não tendo ido além das últimas posições – na Polónia e Suécia esta será a sua sétima presença, garantida através da conquista da medalha de ouro no 2022 North America and Caribbean Men’s Handball Championship, em junho de 2022.

Esta Seleção é comandada por Robert Hedin, treinador sueco – medalhista olímpico, mundial e europeu – e os seus jogadores chave são Samuel Hoddersen, ponta esquerda que figura na Alemanha, Aboubakar Fofana, que disputa a Liga Nacional em França e Alexandre Chan Blanco, que joga a Liga Asobal, no Club Cisne Balonmano e é colega de equipa e Gabriel Cavalcanti [irmão de Alexandre Cavalcanti – lateral do HBC Nantes e internacional português].

Por último, os Heróis do Mar jogam com o Brasil, seleção bem conhecida do conjunto de Paulo Pereira – já que disputaram amigáveis antes dos Jogos Olímpicos, em 2021, na Nazaré – orientada por Marcus Oliveira. Para além dos diversos jogadores que já passaram por Portugal, a equipa canarinha já conta com 14 participações em Mundiais [apesar de não ter ido além do 9º lugar], tendo ficado em 18º lugar em 2021, no Egito.

Nos Jogos Olímpicos, a “verde e amarela” já participou por cinco ocasiões e conquistou o sétimo lugar. Grande parte dos atletas brasileiros disputam a Liga Sacyr Asobal, em Espanha, como Thiagus Petrus, lateral esquerdo do FC Barcelona e colega de equipa de Luís Frade, pivô dos Heróis do Mar e, ainda, Rogério Moraes, colega de equipa de André Gomes, no MT Melsungen, na Alemanha.

Leonel Fernandes destacou a importância da participação neste Torneio, referindo que “mais uma vez, temos a oportunidade de colocar à prova o nosso trabalho e aproveitar para fazer algumas correções ainda antes do começo do Mundial, que é o nosso grande objetivo.”

No final do torneio, os Heróis do Mar rumarão a Kristianstad, cidade sede de Portugal na fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2023, onde começará a jogar frente à Islândia (dia 12), seguindo-se Coreia do Sul (dia 14) e Hungria (dia 16) – todos transmitidos em directo pela RTP2 e que integram o grupo D nesta primeira fase de apuramento.

© 2638 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.