Domingo 25 de Novembro de 4306

Mariana Machado e Rui Pinto são duas estrelas da icónica São Silvestre de maior brilho competitivo, na Amadora

sao silvestre 2022 amadoraA terminar o ano de 2022, o Desportivo Operário do Rangel – clube amadorense que deu asas à realização deste evento em 1975 e nunca mais parou (passe a pandemia) – vai cumprir a 47ª edição da que é a mais brilhante e competitiva corrida de fim-de-ano em Portugal.

As duas estrelas mais cintilantes são Mariana Machado (Sporting de Braga) e Rui Pinto (Sporting), que se apresentam à partida na expectativa de poderem chegar ao triunfo, atendendo à real categoria que tem demonstrado nos últimos anos, salientando-se a jovem atleta bracarense, que foi a melhor portuguesa no europeu de crosse no início deste mês, em Itália, referindo-se ainda que o atleta do Sporting venceu a Volta à Cidade do Funchal, prova efectuada na passada quarta-feira.

20221127_mariana machado

JCMYRO / JDM

Duarte Gomes (Benfica), Miguel Marques (Sporting) e Rúben Amaral cumprem a guarda de honra a Rui Pinto, enquanto Ana Mafalda Ferreira e Lia Lemos vão tentar acompanhar Mariana Machado, que venceu a São Silvestre LIDL com um à-vontade estonteante.

Entretanto, a São Silvestre da Amadora tem um percurso algo diferente, mais selectivo e, acima de tudo, o um enquadramento “paisagístico” único em Portugal, pelo facto ser presenciada, ao vivo, por mais de setenta mil pessoas, que aproveitam a oportunidade para aplaudir os ídolos que vão desfilar pelas engalanadas ruas do centro da cidade da Amadora.

Sendo a mais antiga que se efectua em Portugal Continental no derradeiro dia de cada ano é, também, a única que recebeu, desde 1975 (primeira edição), as estrelas mais cintilantes do atletismo nacional.

A Câmara Municipal da Amadora, de mãos dadas com a inauguração do primeiro Hipermercado Continente no concelho, teve astúcia suficiente para marcar o início de um projecto ganhador, sendo um dos maiores valores acrescentado na sua actividade anual, que tem agora na estrutura patrocinadora a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Jogos Santa Casa.

Com o mesmo sistema diferenciador que inaugurou (e mantém), a prova das mulheres inicia-se em primeiro lugar (17h45), seguindo-se a dos homens (18h), para poder dar brilho aos praticantes mais destacados dos dois géneros, sendo de registar que o número global de inscritos ronda os três milhares, a que se juntam as crianças que tomam parte numa prova específica para os mais jovens, no início da jornada.

Neste esquema, as melhores mulheres chegam sempre primeiro que os homens e sentem o apoio e o calor dos largos milhares de espectadores que se concentram, por norma, ao longo dos 10.000 metros do percurso.

Como se diz: só visto! Um envolvimento humano que não tem paralelismo em Portugal.

Recorde-se, ainda, que em 2021 Duarte Gomes (Benfica) foi o vencedor, com 30.15, à frente

de Davide Silva (Braga), com 30.22 e Miguel Marques (Sporting), com 30.25, o que promete novo despique emocionante.

No feminino, Catarina Ribeiro (Sporting) ganhou com 34.12, à frente de Ana Mafalda Ferreira, também do Sporting, com 34.43.

 

© 4306 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.