Quinta-feira 24 de Novembro de 1988

F.C. Porto em segundo lugar com Barcelona campeão da Liga Ibérica

Andebol-Liga-Ibérica-18-12-2022

Federação de Andebol de Portugal

Os Dragões terminam no segundo lugar do pódio, após derrota com o FC Barcelona de Luís Frade na primeira edição da Liga Ibérica de Andebol, tendo o Fraikin BM Granollers sido terceiro e com o Sporting na quarta posição.

Foram precisos praticamente quatro minutos para o primeiro golo surgir no Centro Desportivo Ciudad Jardín, com a assinatura de Marti Soler mas rapidamente Pedro Valdés respondeu em dobro, dando a primeira vantagem da partida ao conjunto português, à passagem do sexto minuto. Seguiram-se sucessivos empates e ligeiras vantagens para o FC Porto que, defensivamente, ia alternando o seu sistema, privilegiando o foco na recuperação defensiva para tentar anular aquele que é um dos pontos fortes dos blaugranas.

Magnus Andersson pediu o seu primeiro time-out sensivelmente a meio do primeiro tempo, a um golo de distância dos espanhóis, e Daymaro Salina fez o pretendido, devolvendo a igualdade ao marcador.

Jakob Mikkelsen reduziu para os portistas, mas nova investida dos espanhóis refletiu-se em nova maior vantagem (10-7), a cinco minutos do descanso. Com mais uma unidade em campo, o FC Porto voltou a reduzir (11-9) mas a velocidade dos blaugranas fez com que a vantagem voltasse a dilatar antes da saída para o descanso (14-10).

No reatamento, Ludovic Fabregas deu continuidade ao crescendo do FC Barcelona e ampliou a vantagem no regresso, mas os azuis e brancos voltaram a crescer a nível defensivo e conseguiram ir aproveitando algumas oportunidades para reduzir. Com sete minutos decorridos Rui Silva colocou o placard em 16-14. No entanto, Dika Mem – que os dragões tentavam anular – ia fazendo das suas e voltou a dilatar a diferença (19-15), obrigando Magnus Andersson a parar o encontro com 20 minutos por jogar.

Apesar da paragem técnica, e da utilização do 7×6, a formação de Carlos Ortega saiu melhor e, mais tarde, aproveitou um novo período em superioridade numérica para elevar a diferença para seis (21-15).

Jack Thurin, chamado a converter um livre de 7 metros, não tremeu frente a Gonzalo Perez de Vargas – guardião espanhol que ia assumindo cada vez mais protagonismo no encontro – mas a velocidade do FC Barcelona era cada vez mais difícil de quebrar para os dragões. A marca da dezena de golos de diferença acabou por surgir (28-18). Apesar das investidas, os Dragões não foram capazes de impedir outro desfecho que não a derrota (32-24).

O Top Player foi Dika Mem.

O FC Barcelona, de Luís Frade, foi o grande vencedor da primeira edição da Supertaça Ibérica, que decorreu em Málaga.

No encontro para decidir o 3º e 4º lugares, o Sporting perdeu com o Fraikin BM Granollers (40-38), depois de uma partida disputada ponto a ponto.

 

© 1989 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.