TAEKWONDO – Europeu de juniores
Concluído o 19º europeu de juniores – que teve como palco as novas instalações do Centro de Alto de Rendimento de Vila Nova de Gaia – pode dizer-se que os jovens portugueses tiveram um bom comportamento.
No derradeiro dia de competição, Rita Pereira a portuguese em destaque ao alcançar os oitavos-de-final da categoria de -55 Kg femininos, tendo sido afastada da ronda seguinte na disputa pelo ponto de ouro.
A jovem atleta lusa competiu contra a Eslovena Klara Kadic. Apesar de ter permitido o empate no terceiro “round”, Rita acabou por demonstrar a sua maturidade ao saber manter-se concentrada durante um episódio que marcou o encontro: no ponto de ouro, o treinador da adversária solicitou o recurso ao vídeo replay fora do limite de tempo (5 segundos), o que foi aceite pelo árbitro, decisão imediatamente contestada por Joaquim Peixoto, seleccionador nacional.
O caricato da situação aconteceu quando o juiz recusou o cartão de recurso, levando a comitiva nacional a apelar ao colectivo de juízes da ETU. O protesto acabou por ser atendido e o combate retomado, não sem antes da espera se ter prolongado, uma vez que Klara Kadic se havia retirado do pavilhão, convencida da vitória no ponto de ouro. Partindo de novo do “zero”, Rita tirou partido da sua força anímica e bateu na adversária, o suficiente para pontuar e terminar o combate.
Horas mais tarde, quando se encontrou com a belga Laura Roebben, repetiu-se a decisão por “morte súbita”, desta vez desfavoravelmente para as cores nacionais.
Os percalços com a arbitragem repetiram-se no combate que Pedro Alves realizou (- 73 Kg) contra o esloveno Rene Voglar. O português entrou a ganhar, mas Voglar empatou ainda no primeiro assalto, acabando por se adiantar no marcador no “round” seguinte (6-1). Pedro Alves encetou uma recuperação que foi anulada pela acção do juíz, com a atribuição de faltas contestadas por Joaquim Peixoto, que não obtiveram resposta positiva, apesar das evidências registadas pelo vídeo replay.
Intenso foi ainda a participação de Rodrigo Santos (-78 Kg), onde encontrou o bielorusso Barys Smychkov. Rodrigo impôs-se logo no arranque do jogo, concluindo o primeiro assalto em vantagem (4-3), mas o ataque ao assalto seguinte já foi feito em inferioridade física, como se veio a verificar mais tarde, com a sua ida ao hospital para engessar uma fractura na mão direita. Ainda assim, o jovem português manteve a competitividade e levou o embate para “ponto de ouro”, com 7-7 no final do período regulamentar.
Joana Nogueira foi outra figura em destaque, depois de ter alcançado os quartos-de-final (- 52 Kg), mercê da vitória por 4-0 que impôs no primeiro combate à representante da Eslováquia, Terezia Pavkova.
No embate com a turca Fatma Soridogan perdeu por 6-0.
Acabou o 19o Campeonato da Europa de Juniores em Taekwondo, um dos melhores realizados até aqui. O seu lema “One dream! All together! Taekwondo” não podia ter sido melhor escolhido, pois representou na perfeição tudo aquilo que se passou em Gaia nos quatro dias de competição. Aqui fica a listagem dos novos campeões europeus.
FEMININOS -55 Kg – Licia Martignani (Italia) -63 Kg – Kristina Prokudina (Russia) -68 Kg – Cristiana Rizzelli (Italia) -42 Kg – Victoria Khan (Russia) -44 Kg – Kyriaki Kouttouki (Chipre) +68 Kg – Aleksandra Kowalczuk (Polónia) -46 Kg – Tijana Bogdanovic (Sérvia) -52 Kg – Fatma Saridogan (Turquia) -49 Kg – Georgia Barbes (Grã-Bretanha) -59 Kg – Estelle Vanderzwalm (França)
MASCULINOS -55 Kg – Mahammad Mammadov (Azerbaijão) -68 Kg – Berkay (Turquia) -45 Kg – Jorge Torres (Espanha) -48 Kg – Machario Patti (Holanda) -51 Kg – Antonio Flecca ( Italia) -59 Kg – Salahedine Bensaleh (Bélgica) -63 Kg – Hamza Adnian-Karim (Alemanha) +78Kg- Kaan Kilie (Turquia) -73 Kg – Roberto Botta (ItalIa) -78 Kg – Denys Voronovskyy ( Ucrânia)