A pouco mais de dois meses da data da competição, a Federação portuguesa de Atletismo definiu e divulgou as regras da escolha dos atletas para as várias equipas que venham a estar presentes no europeu de crosse deste ano.
O local escolhido pela Associação Europeia foi a cidade de Belgrado, na Sérvia, no dia 8 de Dezembro, e os critérios não fogem ao que tem sido tradicional neste tipo de escolhas.
Para as equipas principais, a principal prova de observação continua a ser o crosse da Amora, juntando-se depois o nível de prestação noutras provas nacionais e internacionais e mais duas situações que apontam para o valor do atleta em função do nível competitivo expectável na competição (previsões que são sempre um quebra-cabeça) bem como o potencial de evolução nas provas de pistas de 2014. Se isto se pode “medir”, é de esperar boas prestações em todas as provas internacionais.
Questões idênticas colocam-se às restantes categorias envolvidas ( sub-23 e juniores) nos dois sexos.
Na nota final, a FPA “avisa” que os atletas seleccionados estão inibidos de competir em quaisquer competição de estrada ou corta-mato no período compreendido entre o dia 25 de Novembro e o Campeonato da Europa de Corta-mato, a 8 de Dezembro.
Agora resta treinar e competir paras ver quem consegue entrar no lote dos seis melhores em cada equipa, para poderem deslocar-se à competição.