Dois jovens atletas – Jacinto Gaspar e Verónica José – venceram a 10ª edição da Corrida do Sporting, promovida pela Fundação Sporting, numa manhã (este domingo) que proporcionou a cerca de cinco milhares de participantes uma saudável forma de manter o corpo activo.
Mais desenvolto na segunda parte da prova, Jacinto Gaspar foi aumentando, paulatinamente, a vantagem sobre os demais concorrentes, para concluir na meta (no relvado do Estádio José de Alvalade) com o tempo de 31.59, uma vantagem apreciável sobre o segundo classificado, Leandro Monteiro, que fez 32.12, fechando-se o pódio com o triatleta Hugo Figueiredo, com 32.19 para os 10.000 metros percorridos, seguindo-se Rodrigo Lima (32.27) e Zacarias Sitoe (32.54).
Na prova feminina, a estreante moçambicana Verónica José (38.20) colocou-se no comando desde os primeiros metros e foi somando vantagem atrás de vantagem, que se fixou em 29 segundos sobre a sua colega de clube, Ana Mafalda Ferreira (38.49), com Filipa Veloso a fechar o pódio com 39.36, depois de cumprido o percurso feito pelo Campo Grande, Entrecampos, Campo Pequeno, Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, com retorno pelo mesmo caminho.
Três anos depois da última vez, devido à pandemia entretanto surgida, a Corrida Sporting (que se iniciou em 2011) voltou a ser uma realidade, com a chegada a voltar a ser feita na relva (lateral) do Estádio José de Alvalade e com 4.700 participantes (número máximo estabelecido inicialmente) entre a prova de dez quilómetros, a Caminhada Família Leonina (quatro quilómetros) e a Corrida Jubas, dedicada aos mais pequenos.
Para Miguel Afonso, vice-presidente do clube para as modalidades, “ganhámos todos com um grande espírito de família. É maravilhoso ver tanta gente. Ambiente Sporting e grande manhã de Sporting”, ao falar para meios de comunicação do Sporting.
Salientou ainda que “isto enche-nos o coração e demonstra a vitalidade do Sporting de geração em geração. Mais um dia de enorme sportinguismo e deste clube imenso. Somos muito grandes. Nos últimos dias, graças ao Sporting, este país trouxe mais títulos mundiais para cá, neste caso na ginástica de trampolins”.
Finalizando que “é raro não haver a nossa participação nos títulos europeus e mundiais. Veja-se a base dos títulos europeus e mundiais de futsal ou do europeu de futebol em 2016. Devemos estar muito orgulhosos de ser do Sporting e vamos estar cada vez mais juntos e unidos. Quando assim é, é uma festa”.
O primeiro grande compromisso nacional para o atletismo do Sporting (e de outros clubes) é o Campeonato Nacional de Crosse, que está marcado para o próximo domingo, no Seixal, de onde sairão os atletas portugueses que formação as selecções nacionais que participarão, a 11 de Dezembro, no europeu desta disciplina, em Turim (Itália).