Mariana Machado, a coqueluche-estrela do meio-fundo e fundo português (feminino) da actualidade – a preparar o caminho para os Jogos Olímpicos de Paris’2024 – foi a melhor atleta portuguesa no Crosse Itálica, disputada este domingo em Sevilha (Espanha).
No que é um dos melhores crosses mundiais, Mariana conseguiu um 10º lugar entre tantas “feras”, o que é significativo para início de época, que entra numa fase de alta competitividade (nesta especialidade) no próximo domingo, com a realização do Campeonato Nacional de Crosse, tendo como palco a excelente pista do Seixal, ainda que dependa das condições climatéricas que se possam fazer no fim-de-semana que, de momento, prevê chuva.
A atleta do Sporting de Braga terminou com o tempo de 34.34, na prova ganha pela turca Yasemin Can (32.31), à frente das quenianas Peruth Chemutai (32.34) e Purity Chepkirui (33.47), num percurso de cerca de 10 km.
Aproveita-se para recordar que Mónica Rosa (foto no pódio) é a única portuguesa que venceu esta competição, como ela própria recordou no Facebook.
No mesmo local, o espanhol Thierry Ndikumwenayo foi o vencedor, com 28.51, com o triunfo a surgir em cima da linha de chegada, depois de uma luta tenaz nos metros finais contra os quenianos Rodrigue Kwizera (mesmo tempo) e Levy Kibet (28.57).
Alexandre Figueiredo foi o melhor português (27º com 30.28), seguindo-se Etson Barros (30º com 30.38), Miguel Moreira (34º com 30.52), Pedro Amaro (35º mesmo tempo), Duarte Cunha (47º com 32.00) e Filipe Fialho (54º com 32.46).
Etson Barros participou como individual e os restantes representaram o Benfica, no que foi outro teste com vista ao europeu de crosse, marcado para 11 de Dezembro, em Turim (Itália), cujo período de observação dos atletas se conclui no dia 27 do corrente mês de Novembro, ou seja, precisamente nos nacionais de crosse (Seixal), conhecendo-se os seleccionados no dia 30.
Entretanto, Ricardo Dias e o Olímpico Vianense venceram, individual e colectivamente, o Corta-Mato da Zona Norte e o Regional de Crosse de Viana do Castelo, este domingo realizado naquela zona.