A Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai defrontar, em Telavive, as selecções de Israel – que acolhe a Pool D – França, Turquia, Roménia e Grécia na fase final do Campeonato da Europa 2023, que terá lugar de 28 de Agosto a 16 de Setembro de 2023 em quatro países: Itália, Bulgária, Israel e Macedónia do Norte.
Após ter estado em Nápoles a assistir in loco ao sorteio, o Seleccionador Nacional, João José, salientou ao site da Federação Portuguesa de Voleibol, que “é um grupo constituído por equipas que se conhecem bem, onde a França será a principal favorita do grupo. A Turquia é uma selecção que se tem vindo a afirmar nos últimos anos e que possui já uma dimensão de nível internacional“.
Sobre o que está no horizonte lusitano, João José adiantou que “o primeiro objectivo será conseguir atingir os oitavos de final, mantendo expectativas realistas e conscientes do trabalho que temos que fazer”.
Se passar aos oitavos-de-final, Portugal irá defrontar uma equipa apurada da Pool B, no sistema cruzado: 1.º Pool B x 4.º Pool D; 2.º Pool B x 3.º Pool D; 3.º Pool B x 2.º Pool D e 4.º Pool B x 1.º Pool D.
Cada grupo será composto por seis equipas (ver quadro), o que soma 24 as selecções que começarão a disputar o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.
Campeã mundial e europeia, a Itália terá a vantagem de jogar em casa desde a fase de grupos até, eventualmente, os jogos decisivos de atribuição de medalhas, que serão disputados na cidade de Bolonha.
A Squadra Azzurra procurará manter-se na senda vitoriosa após o triunfo sensacional sobre a Polónia na final do Campeonato do Mundo.
A Bulgária é uma potência do Voleibol que organizou, juntamente com a Itália, a edição de 2015 do Europeu de masculinos. Israel e Macedónia do Norte acolhem, cada um, uma das Pools da fase de grupos preliminar.
Portugal vai estar presente numa fase final do Campeonato da Europa pela sétima vez, terceira consecutiva.
Em 2022, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos fechou com chave de ouro a sua participação na Pool D de qualificação ao vencer (3-0: 25-12, 25-12 e 25-16) a sua congénere islandesa, em Kópavogur, e garantir assim a qualificação directa para o Campeonato da Europa de 2023.
Em 2021, a Selecção Nacional fez história ao qualificar-se para os oitavos-de-final do Campeonato da Europa (Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa), competição que disputou pela segunda vez consecutiva, depois de dois anos antes ter estado presente no EuroVolley 2019 (Bélgica/Eslovénia/França/Holanda).