JUDO – Europeu de juniores
Ao vencer quatro dos cinco combates que disputou, Nuno Saraiva teve este sábado excelente comportamento e obteve a medalha de bronze no europeu de juniores que está a decorrer em Sarajevo (Bósnia Herzegovina).
Nuno (- 73 kg) começou por vencer o moldavo Alexandru Sandu e o italiano Antonio Esposito, para perder no último combate da primeira fase com o grego Roman Moustopoulos, que venceu o grupo.
Na repescagem voltou a vencer mais dois combates, frente ao ucraniano Artur Sarkisyan e, na luta pela medalha, derrotou o checo Jacub Jeaminec, o que foi a primeira medalha conquistada nesta competição internacional.
Na mesma categoria, Anri Egutidze perdeu para o romeno Vlad Visan e foi eliminado.
No sector feminino, Eunice Santos (-57 kg) perdeu à primeira com a alemã Thereza Stoll e Ana Correia (- 63 kg) também saiu derrotada logo no combate inicial frente à italiana Martina Greci.
Este domingo, Célio Dias (- 90 kg), que obteve o 7º lugar no mundial absoluto há um mês atrás, será o único a entrar em acção e tem todas as condições para se tornar campeão europeu na categoria e trazer mais uma medalha de Portugal.
Pelo menos a de bronze – que foi este sábado alcançada por Nuno Saraiva – deverá ser dedicada ao Mestre Kiyoshi Kobayashi (que faleceu no Japão no dia 9 deste mês) que foi o pai do Judo Português durante 50 anos, o que fez mudar as mentalidades e instruir os Mestres e técnicos portugueses agora existentes quanto ao caminho a seguir para a conquista de medalhas.
A sede do Comité Olímpico de Portugal foi o cenário de recordações dos 50anos do judo luso, onde foi prestada uma homenagem simbólica mas carregada de sentimentalismo, tendo estado presente o filho do Mestre, Renato Santos, que vive em Portugal.