Domingo 25 de Novembro de 6914

Portugal com sexta vitória consecutiva frente á Costa Rica segue a bom ritmo para o mundial de futebol feminino

FPF-Mundial-Feminino-15-11-2022

FPF

Portugal venceu (1-0), esta terça-feira, a Costa Rica em jogo disputado no Estádio FC Alverca, com o único golo a ser marcado por Jéssica Silva (82’), no que foi a sexta vitória consecutiva da seleção, no seu segundo jogo de preparação para o ‘play-off’ intercontinental do Mundial.

Depois do triunfo moralizador por 5-0 frente ao Haiti, a Equipa das Quinas voltou a ganhar, mas sentiu dificuldades perante uma bem organizada Costa Rica, que procurou o contra-ataque e chegou a testar os reflexos da guarda-redes Rute Costa.

A espaços, Jéssica Silva conseguiu desequilibrar e carregar perigo para os domíníos das forasteiras, mas sem êxito na finalização, durante a primeira parte.

Só no segundo tempo é que Portugal conseguiu chegar ao golo: praticamente dez minutos depois de rematar ao lado, a número 10 de Portugal entrou na área, enganou várias defesas e assinou o único golo da partida.

O encontro serviu para Francisco Neto promover uma estreia absoluta de Bruna Lourenço na equipa das Quinas, que entrou na segunda parte e somou os seus primeiros minutos como internacional AA.

O jogo também ficou marcado pela estreia a titular da defesa Ágata Pimenta, que só tinha jogado duas vezes na equipa principal de Portugal, como suplente utilizada.

Após o encontro desta terça-feira, a armada lusa fechou a sua etapa de preparação de novembro com seis golos apontados e nenhum sofrido.

A seleção nacional volta à ação em Fevereiro, para disputar o ‘pay-off’ intercontinental que dará acesso ao Campeonato do Mundo Feminino. Em solo neozelandês, as comandadas de Francisco Neto vão defrontar a Nova Zelândia num jogo de preparação (dia 17) e o vencedor da meia-final do ‘play-off’ entre Tailândia e Camarões (dia 22).

O selecionador nacional, Francisco Neto, salientou ao site da FPF, que “a Costa Rica é uma equipa que já está apurada para o Campeonato do Mundo e é muito competitiva e organizada. Sabíamos das dificuldades. Na primeira parte, não fomos muito competentes a sair da pressão, mas, na segunda parte, fomos muito melhores, conseguimos reconhecer os espaços e as jogadoras livres.

FPF-Mundial-Feminino-Carole150-15-11-2022

FPF

Saio daqui feliz pelas duas vitórias. Ganhar em contexto internacional é sempre difícil. Foi fantástico conseguirmos vencer duas vezes. Já levamos seis vitórias consecutivas, o que é óptimo. Conseguimos expor as jogadoras a outro tipo de estímulos que não estão habituadas no futebol europeu. Nesse sentido, foi muito bom”.

Entretanto, Carole Costa foi homenageada antes do jogo por ter atingido, no último jogo da Seleção Nacional, a marca dourada de 150 internacionalizações AA. A defesa central estreou-se na Seleção Nacional A, e como titular, em 30 de janeiro de 2008, num jogo frente ao País de Gales, de caráter amigável, em que Portugal empatou a uma bola (1-1).

Carole ocupa o 3º lugar na lista dos portugueses que mais jogos fizeram, atrás de Ronaldo (191) e Ana Borges (152), e destaca-se como a defesa mais goleadora, com 17 golos apontados.

Patrícia Morais foi outra jogadora homenageada antes do início deste jogo de preparação. Tendo recebido uma placa alusiva às 75 internacionalizações com a principal camisola de Portugal, das mãos do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Couceiro, e da diretora Mónica Jorge.

FPF-Mundial-Feminino-PatriciaMorais-15-11-2022

FPF

Patrícia Morais, contabiliza 79 internacionalizações AA, e é a segunda guarda-redes de futebol com mais jogos na história da Equipa das Quinas, só atrás de Carla Cristina, que fez 82 jogos oficiais por Portugal.

A guardiã do SC Braga estreou-se na Seleção A em 25 de agosto de 2011, num jogo de preparação frente à Turquia, que Portugal venceu por 2-1.

© 6915 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.