Sábado 24 de Novembro de 1703

Vodafone Meia Maratona de Lisboa

rockmaratonaMedalhados olímpicos e mundiais “entopem” funil da chegada
Com 37 estrelas da primeira linha mundial, por certo que a concorrência para a chegada à meta pode “entupir” no momento da decidir quais serão os galardoados no pódio.

Mas este número é uma ínfima parte dos cerca de vinte mil que deverão estar presentes na edição marcada para 6 de Outubro com a Ponte Vasco da Gama a servir de palco a mais um evento de gabarito mundial, integrada no circuito designado “Rock’n'Roll Marathon Series” e com mais um “Gold Race Label” atribuído pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Apresentada quarta-feira, a prova já soma mais de 17.000 inscritos – o valor que se estimava ser fechado – mas que ainda há hipótese de aumentar até ao fim-de-semana, sendo então encerradas as inscrições.
Esta meia maratona corre-se em contraponto (porque parte de Cascais) com a a primeira edição da Maratona de Lisboa, o que leva o Parque das Nações a encher por completo no dia 6 de Outubro.
Os etíopes Imane Merga (59.56 minutos) e Deressa Chimsa (60.51), os quenianos Wilson Kiprop (59.39), Gideon Ngatuny (59.50), Dino Sefir Kemal (59.42), Milton Rotich (60.43), Peter Some (60.21) e Wilson Kiprotich Kebenei (60.11) e os eritreus Yared Asmeron (60.28), Samuel Tsegay (60.17) são as principais estrelas africanas dominadoras de todo o fundo mundial.
Não há nenhum português em Portugal que seja capaz de se “atravessar” ou apenas “aproximar” de qualquer um deles e os mais cotados que vão estar em prova são Luís Feiteira, Sérgio Silva, Ricardo Ribas e Carlos Silva.
No lado feminino, o pequeno pelotão português é comandado por Ana Dulce Félix, Doroteia Peixoto, Anália Rosa, Mónica Silva, Daniela Cunha e Leonor Carneiro que contra a “tropa” africana poucas hipóteses terão de chegar ao pódio.
As etíopes Lydia Cheromei (67.26), Philes Ongori (67.38) e Worknesh Degefa (67.49) são o “trio de ataque” entre as 16 internacionais (de fora de Portugal) previstas para correr e, naturalmente, são as principais candidatas ao pódio.
Porque acto associado, as bandas Xutos e Pontapés, Os Corvos, Secret Lie e Pedro Vaz e a sua banda estarão de serviço à música sob a pala do Pavilhão de Portugal das 11 às 16 no dia da prova.
A Mini-Maratona e o Mini Campeões EDP, o Passeio MIMOSA Avós e Netos (este ano “esticado” a toda a família) e uma prova para cidadãos portadores de deficiências motores (cadeira de rodas), completam o leque de provas complementares a realizar.
Até lá (6 de Outubro) bons treinos.

© 1703 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.