A equipa masculina de Portugal, ao vencer a França na meia-final realizada esta sexta-feira, carimbou o passaporte para a final do Mundial de Hóquei em Patins, que decorre em San Juan (Argentina), no domingo, podendo igualar (17) a Espanha no número de títulos conquistados.
Depois de ter goleado (10-1) a Alemanha, nos quartos-de-final, a equipa nacional teve que “aturar” os franceses (a quem Portugal venceu na fase de grupos), que não “descolavam”, pese embora a primeira parte tivesse sido muito táctica.
As duas equipas faziam rolar a bola, mas tiveram algumas dificuldades para se acercarem da baliza de cada um dos lados, motivo pelo qual os golos não surgiam, pese embora uma maior capacidade ofensiva da parte lusa.
Numa jogada rápida e depois de segurar a bola ainda no meio-campo luso, Rafael Costa foi por aí dentro e, ainda longe da área da baliza, rematou forte, a meia altura, fazendo a bola entrar por um buraco de agulha, considerando que o esférico entrou pela nesga entre o ombro/cara do guardião e a rede interior da baliza, resultado (1-0) com que se chegou ao intervalo.
No segundo tempo, com os franceses entraram a pressionar mais face ao resultado negativo registado, com Portugal a fazer rolar mais a bola, avançando e recuando dentro dos limites temporais definidos pelas regras, fazendo correr o cronómetro e controlando todos os movimentos contrários.
A situação manteve-se sem grandes alterações até aos 47’, altura em que Hélder Nunes fez o 2-0, altura em que a França começou a “dar de si” – face ao esforço despendido sem proveito – para tentar contrariar a vantagem portuguesa.
Numa rajada dupla (50’), Portugal marcou dois golos (Henrique Magalhães e Hélder Nunes) e fechou o marcador com um expressivo 4-0, conquistando a entrada em mais uma final – sendo que Portugal é o campeão mundial em título – onde irá defrontar o vencedor do confronto entre a Argentina e Itália (esta madrugada).
Portugal corre, desta forma, para tentar alcançar o 17º título e igualar a Espanha em número de mundiais conquistados, isto porque a Espanha foi eliminada pela França nos quartos-de-final.
Na competição feminina, Portugal não teve a mesma sorte e sofreu uma pesada derrota (5-1) ante a Argentina, tendo o golo luso sido marcado por Rita Batista.
Argentina e Espanha (que venceu a Itália por 5-1) disputam a final feminina, neste sábado, com Portugal a defrontar a Itália para disputa dos 3º e 4º lugares.