O Fórum Lisboa (Avenida de Roma, antigo Cinema Roma) é o palco do IV Festival de Cinema de Desporto’2022 – 4th Lisbon International FICTS Festival), evento que se cumpre nos dias 12 e 13 deste mês de Novembro.
Nos referidos dias, serão apresentados os filmes premiados pelo júri oficial da edição de 2022, filmes extra-concurso e conferências, com a presença de realizadores e personalidades do mundo do desporto.
A grande novidade do Lisbon Sport Film Festival para 2022 é a inclusão no programa da mostra “O Desporto visto pelos Jovens”, que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
Nesta mostra, os filmes são feitos por jovens até 25 anos, com duração máxima de 15 minutos, com as gravações a serem obrigatoriamente feitas usando uma câmara de bolso – Smartphone ou Tablet.
Depois da cerimónia de abertura (14h30 deste sábado), será visionado o filme (extra-concurso) intitulado “A alma de um ciclista”, realizado pelo português Nuno Tavares, que tem a duração de 73 minutos.
Na informação disponibilizada pela organização – UESPT-Portugal – refere-se que o filme tem como base “Através de um grupo de ciclistas “clássicos” e do seu interesse comum pela bicicleta clássica, vamos descobrir valores que se vão perdendo na nossa sociedade moderna, como a importância da amizade, da ecologia, da valorização do antigo, da rejeição ao consumismo e, de outras premissas importantes para atingir uma vida mais feliz, mais simples e mais preenchida com o que realmente importa. Tal como na vida, neste documentário, as bicicletas transportam-nos na nossa descoberta, na nossa reflexão”.
Segue-se depois a Homenagem ao Prof. José Maria Noronha Feio, que foi o primeiro Director-Geral dos Desportos no pós 25 de Abril de 1974, no ano do seu nonagésimo aniversário, acto que será complementado com a apresentação da vida e obra deste técnico superior e da realização de um colóquio.
Para fechar o primeiro dia, serão apresentados os filmes premiados (Curta e Longa da Mostra Desporto e Sociedade) e (Mostra Televisão).
No domingo, dia 13, no mesmo local, das 11 às 13 horas, integrado na sessão do “Desporto vistos pelos Jovens”. Serão apresentados os filmes (extra-concurso), que contam para o Prémio Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A partir das 15 horas, ainda na área de extra-concurso, será apresentado o filme intitulado “Brasil na Pista – o filme”, realizador pelo brasileiro Ernesto Rodrigues (2 horas e 10 minutos), que precede a cerimónia de encerramento.
Este filme “é um inédito resgate da importante participação dos pilotos brasileiros em mais de quatro décadas da história da Fórmula 1,” que passa em revista “dezenas de histórias que reconstituem, a partir de depoimentos inéditos, momentos de brilho, drama, tragédia, escândalo, risco e controvérsia, dentro e fora da pista”.
A partir das 18 horas, lugar aos filmes premiados (Curta e Longa da Mostra Cinefoot).
O Lisbon Sport Film Festival – International FICTS Festival é o único festival de cinema em Portugal sobre Desporto em toda a sua amplitude de modalidades e aspetos sociais e culturais. O festival tem como objetivo a promoção, a difusão, a reflexão e a valorização da cinematografia mundial de desporto.
O Lisbon Sport Film Festival – International FICTS Festival, prevê especificamente para a recém-criada mostra “O Desporto visto pelos Jovens” a atribuíção do prémio SANTA CASA (SCML) para o melhor filme por decisão do Júri.
Ao todo, serão 18 filmes, de seis países (Brasil, Perú, Colômbia, México, Chile, Estados Unidos da América e Portugal), em três mostras competitivas.
Na Mostra Desporto e Sociedade, entre curtas e longas, concorrem:
- Quebrando o gelo de Rafael Papa (Brasil)
- Mulheres à cesta de Silvia Spolidoro e Hellen Suque (Brasil)
. Prova de longa distância de Oscar Bermeo Ocaña e Christian Acuña Santiago (Peru)
- Gondwana futebol & cultura de Mônica Saraiva da Silva (Brasil)
- Ramón de Natalia Bernal Castillo (Colómbia/México)
- Subida da rampa do vale santo antónio de Maria Joana Figueiredo (Portugal)
Na Mostra CineFoot Portugal, entre curtas e longas, concorrem:
- Em busca da história do cruzeiro de Gustavo Nolasco e André Amparo (Brasil)
- A glória eterna de Ricardo Taves e Adriano Esteves (Brasil)
- Históricas de Grace Lazcano e Javiera Court (Chile)
- Da origem a gloria de Jaime Franco, Quéli Franco, Filipa Maia e José Cristo (Portugal)
- Moacyr Barbosa de Emílio Domingos (Brasil)
- A glória é delas de Yohana Scaranare e Angelo Martins (Brasil)
- O penta de Israel Branco (Brasil)
- O goleiro solitário (The Lonely Goalkeeper) de Andre Andreev (EUA)
Na Mostra Televisão concorrem:
- Jogo de ilusões de Lúcia Gonçalves (SIC)
- Aldeia da solidão de Ricardo Amorim (Porto Canal)
- Ouro puro de Diogo Oliveira (SportTV)
- Pelas fontinhas com amor de Maria Inês Pedroso, Tiago Moreira e Sandro Vieira (Canal 11).
A Uespt-Portugal é a entidade organizadora, em parceria com a Féderation Internationale du Cinéma Télévision Sportifs (FICTS) e o CINEFOOT.
Bilhetes disponíveis e gratuitos em: https://yacooba.com/events/lisbon-sport-film-festival-2022-e0582203