Miguel Vieira (-60 kg J1) alcançou o 5º lugar no primeiro dia do Campeonato do Mundo IBSA – Baku 2022 (Cegos e Baixa Visão), esta terça-feira, na capital do Azerbaijão.
Miguel Vieira estreou-se na segunda ronda, frente ao argelino Faical Chebieb (6º do ranking mundial), que tinha superado o indiano Kapil Parmar (10º) na ronda inaugural. O vice-campeão Europeu adiantou-se no marcador por ‘wazari’ e conseguiu gerir a vantagem até ao final do confronto.
Nos quartos-de-final, enfrentou o nº4 do ranking mundial, Elielton Oliveira (Brasil), com o brasileiro a chegar primeiro à vantagem por ‘wazari’ e a conseguir gerir a superioridade no marcador, apesar das várias tentativas do judoca luso.
Regressou aos triunfos na repescagem, garantindo um lugar no ‘bloco de finais’ ao eliminar o argentino David Gomez (14º), pontuando ‘wazari’ antes de projetar o sul-americano para ‘ippon’ num contra-ataque, em apenas 70 segundos.
Na luta pelo Bronze, contra o nº 2 do ranking mundial, Marcos Blanco, não conseguiu contrariar o favoritismo do venezuelano, cedendo por ‘ippon’. Com este resultado, Miguel Vieira alcançou um honroso 5º lugar, ficando a apenas uma vitória do pódio.
Nos -73 kg J1, Djibrilo Iafa somou uma vitória na ronda inaugural contra o azeri Amil Aliyev, pontuando ‘ippon’ em apenas 12 segundos. Nos oitavos-de-final, após um combate equilibrado, não conseguiu ultrapassar o nº 5 do mundo, Dong Dong Camanni, de Itália, sofrendo ‘ippon’ do transalpino a 93 segundos do fim do tempo regulamentar, terminando na 9ª posição.
Rúben Gonçalves (-73 kg J2) não conseguiu superar o azeri Huseyn Rahimli na primeira eliminatória, cedendo por ‘ippon’ a 1 minuto e 24 segundos do final do combate.
O evento termina esta quarta-feira, sem representação lusa.
Os melhores judocas mundiais da vertente de Judo para Cegos e Baixa Visão combatem até esta quarta-feira, num total de 241 Atletas (84 Femininas e 157 Masculinos) em representação de 41 Países.