Rochele Nunes conquistou a medalha de prata no terceiro e último dia do Grand Slam Baku 2022, que se cumpriu este domingo, na capital do Azerbaijão, tendo Portugal fechado a participação com um total de duas medalhas de prata, com Telma Monteiro no mesmo lugar.Rochele Nunes (+78 kg) estreou-se (quartos-de-final) contra a jovem venezuelana Amarantha Urdaneta (44ª do ranking mundial) onde, numa luta equilibrada, a portuguesa alcançou ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, superando a sul-americana. Na semifinal, encontrou a atual Campeã Europeia de Sub-23 e Juniores Hilal Ozturk (26ª), da Turquia.
O confronto voltou a revelar-se equilibrado, chegando ao período de ‘golden score’ sem alteração no marcador. Nessa fase, a atleta lusa voltou a revelar-se superior, alcançando a final da competição após ‘obrigar’ a turca a errar e a somar o seu terceiro ‘shido’. Na luta pelo Ouro, perante a servia Milica Zabic (36ª, Prata no Grand Prix Zagreb 2022), foi surpreendida ainda no primeiro minuto, ao ser projetada para ‘ippon’.
Na categoria -90 kg, Anri Egutidze começou a combater na segunda ronda, onde eliminou o alemão Tim Schmidt (115º), após acumulação de ‘shidos’ do atleta germânico em período de ‘ponto de ouro’. Nos oitavos-de-final, encontrou o atual vice-campeão mundial Christian Parlati, de Itália. Apesar da combatividade, Anri Egutidze não conseguiu contrariar o favoritismo do transalpino e acabou por ceder, por ‘ippon’, no último minuto do confronto, terminando na 9ª posição.
Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários, Emma Reid (15ª) do Reino Unido e Zlatko Kumric (31º) da Croácia, respetivamente.
Recorde-se que, no primeiro dia da competição, Portugal tenha subido ao pódio para consagrar Telma Monteiro (-52 kg) com a medalha de prata na sua categoria.
A seleção portuguesa presente em Baku foi composta por 7 Judocas: Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que foram acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.