Cerca de meio milhar de profissionais de Educação Física reuniram na cidade de Leiria onde, neste fim-de-semana, decorreu o 12º Congresso da classe, com debates sobre a temática da “Educação Física, treino e atividade física em crianças e jovens – Tempo de Qualidade”.
O Congresso decorreu neste fim-de-semana, com a presença de cerca de meio milhar de profissionais de Educação Física, tendo como palco o Teatro José Lúcio da Silva, no âmbito da Leiria - Cidade Europeia do Desporto 2022.
Ao longo dos dois dias, realizaram-se conferências, painéis de discussão, comunicações livres e workshops (na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e outras escolas do município) com especialistas convidados.
A cerimónia de abertura contou com as intervenções do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, do Presidente da Câmara Municipal de Leiria – Gonçalo Nunes e do Presidente do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física (CNAPEF), Avelino Azevedo.
“Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico: A importância do tempo de qualidade na educação das crianças portuguesas em meio escolar”, com a presença de Claude Scheuer – Presidente da EUPEA, Rui Neves – Professor auxiliar da Universidade de Aveiro e Mariana Alves – Diretora do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, na primeira sessão de comunicações livres.
“Desporto de Formação: a importância das práticas de qualidade na formação desportiva das crianças e jovens portugueses”, foi outro tema desenvolvido com a participação de Pedro Dias, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol; Magda Rocha, Presidente da Albigym e Isabel Mesquita, Professora Catedrática da FADEUP.
Gonçalo Nunes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, salientou que “nos últimos anos, o desporto tem-se afirmado como uma das áreas que melhor projeta a imagem de Portugal, pelos sucessos alcançados internamente, mas sobretudo, fora de portas. Para este sucesso, é fundamental a dimensão da Educação Física, sem a qual nenhuma estratégia de desenvolvimento de campeões e talentos do desporto e da vida, pode ser bem-sucedida”.