Vasco Vilaça esteve em excelente nível no Triatlo realizado em Neom (Arábia Saudita), ao ficar em 4º lugar na prova (a 40 segundos do vencedor), que foi ganha pelo australiano Mathew Hauser, com 43.30 minutos, seguindo-se os britânicos Jonathan Brownlee (a 3 segundos) e Hayden Wilde, a 27 segundos.
Na classificação geral da final da competição, o britânico Hayden Wilde venceu, com um total de 74 pontos, à frente do australiano Hauser (61), do britânico Brownlee (54) e de Vasco Vilaça (46).
Por outro lado, Ricardo Batista conquistou a medalha de Bronze na Taça do Mundo de Miyazaki, no Japão, chegando ao fim dos três percursos (natação, ciclismo e corrida) no tempo de 53,17 minutos, em prova ganha pelo italiano Gianluca Pozzatti, com 53,10.
Segundo lugar para o espanhol Alberto Gonzalez Garcia, com 53,16.
Ao Facebook da Federação, referiu “estou muito feliz com o meu resultado na taça do mundo de Miyazaki. Primeiro pódio numa prova deste nível, após uma época com muitos percalços não sabia bem o que esperar da minha viagem à Ásia. Saio bastante satisfeito, senti que estou de volta às boas sensações e aos bons resultados. Após esta prova, resta-me um mês de treino até à WTCS Abu Dhabi”
Entretanto, Melanie Santos foi segunda classificada na Taça de África, disputada em Tanger (Marrocos).
A triatleta portuguesa completou os 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 59.00 minutos, apenas a 3 segundos da vencedora, a espanhola Anna Godoy Contreras. O terceiro lugar do pódio ficou completo com a chegada de Kristelle Congi, de França.
Entretanto, João Mansos (Sporting Clube de Portugal) e Maria Tomé (CN Torres Novas) sagraram-se, na Trafaria, campeões nacionais de triatlo standard (1,5km/ 40km/ 10km).
No sector masculino, o sportinguista completou o percurso em 1.52.29, menos 30 segundos do que Gonçalo Oliveira, do CN Torres Novas e com 44 de vantagem sobre o também torrejano João Ferreira.
No sector feminino, Maria Tomé foi a mais rápida, ao terminar em 2.10.24. O pódio ficou completo com o segundo lugar de Helena Carvalho (Outsystems Olímpico de Oeiras) e Raquel Rocha (CNATRIL) na terceira posição.