Domingo 23 de Novembro de 0746

Saúde Mental em debate no Comité Olímpico de Portugal

COP-SaudeMental-28-10-2022

COP

Sendo um assunto de relevante impacte em toda a sociedade – com especial enfase nos desportistas de alto rendimento – tornado público no decorrer dos Jogos Olímpicos de 2020 (realizados em 2021) pela voz da ginasta norte-americana Simon Bales, o COP apontou o “azimute” para o tema e promoveu um debate sobre o assunto.

No evento, que contou com a presença de Paul Wylleman, especialista na psicologia do desporto, a Saúde Mental foi o tópico escolhido para a 1ª edição do evento “Power Talks”, organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), que decorreu no auditório do Comité Olímpico de Portugal.

José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, na abertura da sessão, classificou como “indispensável” a vertente psicológica no desporto e realçou a iniciativa de abordar um tema “complexo”.

Segundo a nota divulgada pelo COP, “é um tema complexo e que nem sempre tem sido bem tratado. Muitas vezes baralham o que é o apoio psicológico ao treinador e ao atleta no processo de otimização do rendimento desportivo e o que é o tratamento do conjunto de patologias que o processo de alto rendimento suscita nos atletas. Têm tratamentos distintos. Do ponto de vista de um atleta de alto rendimento, o psicológico é indispensável no treino, como a vertente médica e de alimentação. Também os treinadores necessitam de apoio, não só os atletas. Estou certo que o conjunto de especialistas que mobilizaram para esta sessão vai permitir que quem assistir saia mais esclarecido sobre este problema”, salientou o presidente do COP.

Paul Wylleman, psicólogo de desporto e especialista na área, foi o orador convidado para uma preleção e introduziu o tópico com uma apresentação intitulada de “Saúde Mental no desporto de elite”, onde abordou a temática dos desafios dos atletas durante e no pós-carreira, assim como a importância dos treinadores na alta competição.

“O facto de estarem a olhar para a Saúde Mental, especialmente com os atletas e com a Comissão de Atletas Olímpicos, é a melhor coisa que podem fazer para continuar o vosso processo”, explicou o responsável pela gestão da vertente psicológica da equipa neerlandesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, atualmente operar na equipa belga.

Seguiu-se uma mesa redonda acerca do papel da comunidade em redor dos atletas, que contou com Ana Ramires, psicóloga do COP, Virgílio Almeida, pai do atleta Simão Almeida, Pedro Roque, diretor desportivo do COP, Joana Marinho de Sousa, esposa do atleta Fernando Pimenta e ainda José Costa, atleta olímpico e treinador.

© 0746 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.