Segunda-feira 25 de Novembro de 5472

Sporting e Benfica venceram no início da fase de grupos da Liga Europeia de Andebol

Andebol-LigaEuropeia-Sporting-25-10-2022

DR / SportingCP

O Pavilhão João Rocha foi palco do primeiro embate da fase de grupos da Liga Europeia de Andebol, onde o Sporting (grupo C) se estreou frente aos austríacos do Alpla HC Hard, tendo os leões vencido, no Pavilhão João Rocha, por 31-30.

Josep Folques abriu as hostilidades para os leões, que chegaram ao 2-0 pela mão de Salvador Salvador, mas o Alpla não demorou a responder e conseguiu reduzir por diversas ocasiões, com Luca Raschle a fixar o empate no marcador, a cinco golos, à passagem dos 9 minutos.

Numa primeira parte equilibrada – como acabou por ser ao longo de todo o jogo – as duas equipas chegaram ao intervalo empatadas a 18 golos.

No segundo tempo, mantendo-se a cadência, os leões continuaram no comando das operações, chegando aos 26-23, sofrendo depois uma forte reacção dos austríacos que chegaram aos 31-30, resultado final a favor do Sporting, que entrou com a mão direita.

Francisco Costa foi o artilheiro da formação leonina, com 7 golos marcados.

O melhor jogador (MVP) foi Manuel Gaspar (12 defesas / 27 remates – 44% de eficácia).

No grupo A, o Benfica – campeão em título, deslocou-se à Eslováquia, onde conseguiu um excelente triunfo (29-25) frente ao Tatran Prešov.

A formação de Chema Rodriguez entrou em jogo com um parcial de 3-1 – concretizado por Alexis Borges, Adam Juhasz e Petar Djordjic – o que acabou por ditar o ritmo do primeiro tempo. Após a aproximação dos eslovacos, com 3-4 no placar, passaram-se cinco minutos até que o marcador voltasse a mexer, o que aconteceu pela mão do lateral sérvio que desbloqueou o ataque, tendo a equipa encarnada chegado ao intervalo a vencer por 15-9.

No segundo tempo, Bélone Moreira colocou os encarnados a vencerem por uns inéditos sete golos de diferença (17-10), vantagem sobre a qual a formação eslovaca não conseguiu recuperar, tendo o jogo chegado ao fim com o triunfo benfiquista por 29-25.

O melhor jogador foi Petar Djordjic – 10 golos (91% eficácia) e 1 assistência.

Entretanto, o Águas Santas (grupo D) deslocou-se a Espanha e perdeu ante os espanhóis do Bidasoa Irun por 35-26, com 16-13 ao intervalo.

© 5473 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.