Com um golo apontado por Boateng (45+3’), o Rio Ave venceu o Portimonense e subiu mais alguns lugares na tabela classificativa, que continua a ser liderada pelo Benfica, que tem seis pontos de vantagem sobre F. C. Porto e Sporting de Braga.
Repartindo-se a semelhança estatística entre uma e outra equipa, os algarvios remataram mais (12-11), enquanto os donos da casa tiveram mais pontapés para a baliza (4-3), numa posse de bola de 66/34% os de Vila do Conde, que teve a “ajuda” de Moufi (Portimonense) que foi expulso na primeira meia hora de jogo.
Com este resultado, fechou-se o pano sobre a 10ª jornada da Liga Bwin, onde o Benfica continua de pedra e cal na liderança (28 pontos), agora com seis pontos de avanço sobre o F. C. Porto e Braga (22), mercê do triunfo benfiquista na ronda anterior, que foi ao Dragão fazer “estragos”, não se sabendo, porque ainda é cedo, qual o impacte menos positivo que terá para os portistas.
O Sporting, face ao triunfo ante o Casa Pia, subiu ao quarto lugar, ainda que a três pontos do Braga e Porto. Seguem-se: Casa Pia e Guimarães (17), Boavista (16), Portimonense, Estoril e Chaves (15), Arouca (13), Rio Ave (12), Vizela (11), Famalicão (10), Gil Vicente (9), Santa Clara (8), Paços Ferreira e Marítimo (2).
Nos marcadores, Pedro Gonçalves (Sporting) e Fran Navarro (Gil Viente), juntaram-se a Gonçalo Ramos (Benfica) na liderança, todos com seis golos, à frente de Simon Banza (Braga), Aziz (Rio Ave), Rafael (Rafa), Benfica e Taremi (F.C. Porto), amos com 5.
A próxima ronda (11ª), inicia-se na próxima sexta-feira com o jogo Paços Ferreira-Marítimo (20h15), seguindo-se (sábado), Santa Clara-F. C. Porto (15h30), Benfica-Chaves (18h00) e Arouca-Sporting (20h30).
Liga dos Campeões nesta terça-feira
Esta terça-feira regressam os jogos da Liga dos Campeões, com o Benfica a receber a Juventus, enquanto o F. C. Porto se desloca a Brugge e o Sporting também viajou, mas para Inglaterra, para defrontar o Tottenham.
No grupo B, os portistas não podem perder para manter a vantagem sobre o Atlético de Madrid se quiserem serem apurados para os oitavos-de-final, enquanto o Sporting (grupo D) também tem que, no mínimo, pontuar para se manter na luta pelo apuramento.
No Estádio da Luz, a águia também tem que pontuar (grupo H) para não serem surpreendidos na última jornada, marcada para 1 de Novembro.
Na quinta-feira, o Sporting de Braga regressa à liça na Liga Europa, deslocando-se ao campo do Union Berlim, na partida em que também tem que pontuar para poder aspirar a seguir em frente.
Acreditamos que é possível.