Terça-feira 24 de Novembro de 2105

Magdeburg venceu FC Barcelona e sagrou-se bicampeão do Mundo de Andebol

Andebol-BarcelonaSuper-23-10-2022

Jozo Cabraja/Kolektiff/Federação Andebol Portugal

Há pouco mais de um ano, o Magdeburg surpreendeu o mundo do andebol com uma vitória contundente sobre o Barcelona na final da IHF Super Globe 2021, garantindo a primeira conquista da história, em ano de estreia, frente à equipa mais titulada da competição.

Este domingo, repetiu-se o cenário e os alemães voltaram a fazer a festa, sagrando-se bi-Campeões Mundiais de clubes, numa partida emocionante que precisou de ser decidida no prolongamento.

Os primeiros minutos até foram equilibrados, mas ainda com as duas equipas cautelosas, até que uma primeira investida com critérios dos alemães, colocou o marcador em 6-3 e, mais tarde, em 7-4, como resultado de alguns ataques desperdiçados pelo Barça e concretizados pelos germânicos, na resposta. Depois de atravessar algumas dificuldades, o melhor que os campeões europeus conseguiram foi reduzir até à margem mínima (9-8) mas a concentração dos homens de Magdeburg estava no ponto certo para que a vantagem nunca fosse perdida.

O pivô português Luís Frade, foi lançado pela primeira vez aos 21 minutos, numa altura em que o marcador registava 14-11. Magdeburg voltou a crescer no jogo e fechou as contas da primeira parte com uma vantagem de quatro golos (21-17).

Cinco minutos decorridos na etapa complementar e o Magdeburg já tinha assinado dois golos sem resposta, colocando o marcador numa diferença nunca antes vista, de seis golos, o que dava ainda mais força para que a equipa se mantivesse concentrada, face à imprevisibilidade característica do Barcelona.

Aos 38 minutos (26-20), o treinador dos espanhóis, Carlos Ortega, solicitou o primeiro time-out da segunda parte, subiu a defesa – no seguimento – e, à imagem daquilo que é o poderio do Barça, o risco compensou, com a diferença a ser encurtada para apenas dois golos (27-25).

Com a ajuda do guardião Emil Nielsen, que entrou na segunda parte, o tão procurado empate surgiu aos 45 minutos, a 28 golos. Mas quando os alemães aparentavam ter ficado sem soluções e cedido à pressão, eis que ainda houve tempo para mais uma reação surpreendente, com o Magdeburg a atingir dois golos de vantagem, à entrada para os 10 minutos finais. A emoção e a incerteza perduraram e foi mesmo com uma igualdade (35-35) que a segunda parte terminou, com tudo por decidir no prolongamento.

No prolongamento, manteve-se o cenário de parada e resposta até aos últimos 20 segundos, altura em que o guarda-redes do SC Magdeburg, Nikola Portner, protagonizou uma defesa vistosa e decisiva num livre de 7 metros. Na resposta, aconteceu o golo da confirmação e os alemães festejaram efusivamente a segunda conquista consecutiva da IHF Super Globe, com 41-39.

O Benfica, derrotado pelo Khaleej Club por 35-32, ficou na sexta posição, o que foi excelente.

 

© 2105 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.