Segunda-feira 23 de Novembro de 5615

Meia Maratona Cidade de Luanda

maratonaluanda2013Quenianos com duplo triunfo
John Mwangangi e Guteni Shone foram os vencedores da I Meia Maratona Internacional Cidade de Luanda, que este domingo preencheu na plenitude (e planitude) o percurso entre a cidade capital de Angola e a ponta da Ilha de Luanda, no que foi uma festa nacional.

Isto porque a prova foi feita em homenagem ao presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que completou 71 anos de idade.
Os três primeiros classificados depressa se apoderam do comando da corrida, se bem que só nos últimos quilómetros é que se tenha decidido o pódio, com o vencedor a ter mais cabeça do que os restantes elementos, em especial o eritreu Amlosom, que “endoideceu” ao tentar duas “fugas” – utilizando a linguagem do ciclismo – que acabou por dar resultado negativo, ao não ter força nos últimos metros para chegar mais à frente.
Gerindo o esforço e sabendo atacar na hora própria, Mwangangi apenas abriu a passada para chegar à meta com mais um título internacional, com o tempo de 1.01.28, deixando na segunda posição o seu compatriota Alex Korio (1.01.34), com Nguse Amloson a fechar o pódio (1.02.07).
O primeiro atleta angolano – que já está em preparação para a São Silvestre de Luanda – foi Alexandre João, do Inter Clube, na 10ª posição, com 1.06.35, enquanto o melhor português foi Nuno Costa, na 17ª posição (1.10.02).
No sector feminino, a também queniana Guteni Shone (14ª na geral, com 1.08.59) não teve tantas dificuldades porquanto a oposição esteve sempre longe, quer a sua compatriota Eunice Kirwa (19º, com 1.10.57) quer a etíope Tirfi Tsegaye (21ª, com 1.11.52), que ocuparam os lugares do pódio por esta ordem.
A melhor angolana foi Ernestina Paulino, que obteve o 37º lugar, com 1.17.11.

© 5615 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.