O Benfica saiu derrotado e vai discutir o sétimo posto frente ao Handebol Taubaté, enquanto o Barcelona do português Luís Frade está na final do IHF Super Globe.
O Benfica entrou a marcar, através de Jonas Kallman e Ander Izquierdo fez o 1-2. A reação do Khaleej Club foi contundente – com um parcial de 5-0 – e chegaram à vantagem de quatro, ainda dentro dos primeiros sete minutos de jogo. Os encarnados, paulatinamente, foram aproximando-se tirando proveito das transições ofensivas e, à passagem do minuto 13, Bélone Moreira reestabeleceu a igualdade no marcador, desta feita a nove.
Os oriundos de Jeddah, Arábia Saudita, impulsionados pelos seus adeptos voltaram a assumir a liderança no marcador, até ao 11-9 de Nemanja Mladenovic – antigo jogador do Sporting. Mas os encarnados voltaram a igualar, através de Ole Rahmel e Gustavo Capdeville – recém-entrado no encontro – parou um livre de 7 metros e deu a oportunidade para o Benfica voltar ao comando, que Luciano da Silva não desperdiçou.
O técnico do Khaleej Club não hesitou em parar a partida, mas novamente o lateral brasileiro assinou e registou a maior vantagem dos encarnados até então, 11-13. O empate voltou a surgir, através de Hassan Kaddah, mas as águias conseguiram segurar a vantagem mínima antes da recolha para os balneários (15-16).
Ole Rahmel entrou a marcar no segundo tempo e, com cinco minutos decorridos, Bélone Moreira estabelecia nova maior vantagem para os encarnados, ao fazer o 17-20. No entanto, Hassan Kaddah – lateral esquerdo egípcio de 2,05 metros – fez três golos consecutivos, devolvendo a igualdade ao marcador. À passagem do minuto 40 Nemanja Mladenovic colocou, novamente o Khaleej Club na dianteira (22-21). Sensivelmente a meio da segunda parte, o lateral ex-Sporting voltou a marcar (26-23) e levou Chema Rodriguez a pedir time-out.
Apesar da paragem técnica, o Benfica continuou a revelar dificuldades e viu mesmo os sauditas atingirem uma vantagem de cinco (29-24) com apenas dez minutos por jogar. Petar Djordjic e Luciano da Silva reduziram e foi a vez do técnico local dar uso a um desconto de tempo. Apesar das investidas das águias, o Khaleej Club acabou por sorrir no final e garantir presença no jogo de domingo que define o quinto classificado do IHF Super Globe 2022. O Benfica irá discutir o sétimo lugar com Handebol Taubaté pelas 11h30 (hora portuguesa).
O melhor marcador – e considerado MVP da partida – foi Hassan Kaddah com 14 golos e, pelo Benfica, Petar Djordjic foi o mais certeiro com oito, terminando a partida com um 35-32 para o Khaleej Club.