O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 anunciou, esta quinta-feira, que a cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024 será realizada pela primeira fora de um estádio.
A cerimónia, agendada para a noite de 28 de agosto de 2024, irá decorrer entre os Champs-Elysees e a Prace de la Concorde, em pleno centro da capital francesa, num verdadeiro festival artístico que contará com o desfile das delegações e atuações em quatro palcos para os 65.000 espectadores que poderão assistir ao vivo.
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 decorrem de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024 na capital francesa e irão contar com 4.400 atletas de 184 delegações.
Mundial de Ciclismo
Entretanto, Telmo Pinão (C2) iniciou hoje, em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, o Campeonato do Mundo de Paraciclismo em Pista, conseguindo a oitava posição na prova de 200 metros com partida lançada, pontuável para o omnium.
Na primeira vez que cumpriu esta prova em competição, o paraciclista português estabeleceu uma marca de 13,055 segundos, tendo o seleccionador nacional, José Marques, referido que “foi a primeira vez que o Telmo fez esta prova. Esteve muito bem tecnicamente e em termos de desempenho, o que lhe valeu um bom resultado, dando boas indicações para as provas seguintes”.
A corrida teve um nível muito elevado, com dois corredores a baterem aquele que era o recorde mundial à partida, 11,973 segundos. O mais veloz foi o francês Alexandre Leaute, que colocou o recorde mundial em 11,212 segundos. O japonês Shota Kawamoto parou o cronómetro nos 11,866 segundos. O terceiro, com 12,078 segundos, foi o irlandês Chris Burns.
O oitavo lugar entre 20 participantes coloca Telmo Pinão praticamente no primeiro terço da classificação numa disciplina que não o favorece, por ser muito explosiva, e que marcou o arranque do concurso de omnium.
Ao contrário do que acontece no ciclismo, o omnium de paraciclismo não se disputa num único dia, as disciplinas pontuáveis são diferentes e só a de hoje é exclusiva do omnium. As corridas dos próximos dias têm classificação e pódio independentes, além de contarem para a geral de omnium.
Nesta sexta-feira Telmo Pinão terá por diante a disciplina de 1 km contrarrelógio, que, tendo em conta o número de inscritos, prevê-se que necessite fase de apuramento. No sábado será a vez da perseguição individual e no domingo do scratch.