Segunda-feira 25 de Novembro de 1929

Governo, COP e CPP assinaram Contrato-Programa para os Jogos de Paris 2024

COP-CPP-Paris2024-Contrato-14-10-2022

COP

Comité Olímpico de Portugal e Comité Paralímpico de Portugal celebraram, na tarde desta sexta-feira e no Centro de Treino de Ténis do Jamor, a assinatura do Contrato-Programa – com o Governo – para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

As duas entidades foram representadas, respectivamente, por José Manuel Constantino e José Manuel Lourenço.

Apenas a cerca de um ano e meio do início do Jogos Olímpicos Paris 2024, José Manuel Constantino, Presidente do COP, destacou na sua intervenção que “o calendário mais curto que o Movimento Olímpico enfrenta até Paris, destacando a alegria e satisfação do momento, mas também alguma preocupação”, frisando que “o contrato é significativamente positivo se comparado com contratos anteriores”.

Acrescentou que “estamos reconhecidos e gratos, mas enfrentamos um quadro económico que ninguém sabe, com segurança, qual será o destino e por isso receamos que uma parte significativa dos aumentos verificados possam ser superados por aquilo que vai ser o aumento dos custos daquilo a que a dotação se destina”.

Na continuação da intervenção, salientou que “não há desporto só com atletas, mas não há desporto sem atletas. Os atletas são fundamentais em tudo quanto nos mobiliza – Governo, Comité Olímpico, treinadores, federações – tudo tem um destinatário, que são os atletas”, aproveitando para realçar que “as condições de preparação possam ser as melhores possíveis e que seja apenas o vosso valor o elemento distintivo quando estiverem no quadro da competição. Esse é o nosso desejo, a nossa preocupação e a nossa obrigação”.

Por seu lado. o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, destacou o facto de que “pela primeira vez teremos um ciclo completo com total equidade entre olímpicos e paralímpicos” no que diz respeito às bolsas de preparação e prémios desportivos, sublinhando a importância da criação de “um novo paradigma” que vem confirmar o “crédito e confiança no trabalho realizado”, acrescentando que “o futuro do movimento paralímpico depende do que for feito ao nível do desenvolvimento desportivo de base”.

No que concerne aos discursos dos elementos do Executivo, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, salientou que “a progressiva caminhada para a equiparação das bolsas entre atletas olímpicos e paralímpicos alcançada em 2020” e assegurou que “desde o primeiro momento da negociação deste novo contrato-programa para Paris 2024 que existiu a premissa fundamental da manutenção dessa equiparação”. A Secretária de Estado da Inclusão declarou ainda a intenção do Governo de “garantir cada vez mais que os atletas com deficiência, com a dedicação e determinação e que os leva em muitos casos ao alto rendimento, contam com as condições equiparadas aos demais atletas”.

A última intervenção da tarde foi da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que referiu que este foi “dia de prestarmos o nosso reconhecimento e agradecimento a quem todos os dias trabalha para levar a esperança, a vontade e a capacidade de trazer tantas alegrias para Portugal” e sublinhou “o sonho concretizado de um aumento histórico dos dois programas de preparação”, acrescentando que “o desporto é factor de inclusão e este é também um motivo de alegria para estarmos aqui a celebrar estes contratos”.

Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e que tutela a área do desporto, classificou o momento como uma “sessão carregada de esperança e de motivação” e destacou o aumento na verba destinada aos contratos Olímpico e Paralímpico que irá ascender a um total de 31,2 milhões de euros. O aumento do valor disponibilizado reflete, nas suas palavras, “o reconhecimento do trabalho extraordinário dos nossos atletas, dos seus treinadores, das federações desportivas nas diversas modalidades” e dos repetidos motivos de orgulho e alegria para Portugal

A cerimónia teve também a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, para além de vários representantes federativos e atletas.

© 1929 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.