Portugal disputou a primeira ronda de Qualificação para o EHF Euro 2024, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, onde carimbou a maior vitória de sempre em jogos oficiais europeus.
Os primeiros instantes do encontro reservaram momentos de equilíbrio até ao 3-3 de Durmos Ali Tinkir, no entanto os Heróis Do Mar aceleraram e impuseram um parcial de 6-0, com dez minutos decorridos. O poderio luso obrigou o técnico turco a utilizar o seu primeiro time-out para tentar alinhar a equipa, mas Miguel Espinha negou o golo a Samet Kanberoglu e João Ferraz respondeu na transição.
Os golos turcos acabaram por surgir, com Gokay Bilim a não dar hipótese a Miguel Espinha com um golo de nota artística e Dogukan Keser reduziu para 10-5, sensivelmente a meio do primeiro tempo. À passagem dos 20 minutos, os lusos já venciam por 10 golos de diferença (16-6) não dando hipótese à Turquia para recuperar e acabaram por sair para o descanso numa liderança dilatada, com os melhores marcadores até então a serem Diogo Branquinho e Francisco Costa, com 5 golos cada, para um 24-12 ao intervalo.
Nos primeiros cinco minutos do segundo tempo, o encontro seguiu mais equilibrado, com parada e resposta e Paulo Pereira acabou por levar time-out à mesa com cinco minutos decorridos. O pedido de desconto acabou por surtir efeito e os lusos já levavam 14 golos de vantagem perto dos 45 minutos de jogo (34-20). Os lusos acabaram mesmo por chegar à marca dos 40 golos, quando faltavam 10 minutos para o final do encontro naquela que foi a maior vitória portuguesa em jogos oficiais europeus, chegando o resultado final de 44-27.
MVP: Victor Iturriza – 6 golos e 3 assistências
Top Scorer: Francisco Costa – 7 golos (100% de eficácia)
No próximo domingo, Portugal jogará no Luxemburgo, em jogo a contar para a segunda ronda, em partida que será transmitida pela RTP2.